O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Francisco Holanda Filho (PP), divulgou – por meio de sua assessoria de imprensa – uma reunião que teve, no dia de hoje, 22, com o secretário municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, coronel Edmilson Cavalcante.
O objetivo: disponibilizar os guardas municipais que fazem parte do efetivo da Câmara Municipal de Maceió para ajudarem no patrulhamento da Praça Deodoro, localizada em frente ao prédio da Câmara Municipal. O parlamento-mirim conta – de fato! – com um número considerável de guardas municipais em seu prédio-sede.
Em todo caso, apenas a presença dos guardas ajuda e muito. Já inibe furtos e roubos que ocorrem nas imediações. Eu – que cubro o cotidiano da Câmara Municipal – já pude presenciar duas cenas em que menores de rua arrancaram bolsas de duas senhoras e saíram em disparada. Vale ressaltar, que o que não pode é substituir a função ostensiva e até preventiva da Polícia Militar. Aí, não!
É uma ajuda, claro. Sem contar que o efetivo da Câmara Municipal pode ser diminuído. Se não com este fim, mas para garantir que haja guardas cumprindo a função de cuidarem do patrimônio em outros locais. Por sinal, uma reflexão sobre a função da Guarda Municipal e como esta pode contribuir mais ainda. Sabemos do valor destes profissionais e do quanto são essenciais na administração pública.
Não podem ter tão nobre função subaproveitada, nem – evidentemente – assumirem papéis que estão além do que é essência da função. Mas, na atuação dentro da legalidade podem sim contribuir e muito para a segurança pública.
No mais, as falas de Chico Filho sobre a reunião de hoje: “queremos colaborar com a segurança em nossa cidade e podemos ampliar o número de guardas municipais nas ruas, tomando conta do patrimônio público”. E: “Sabemos que com a experiência do coronel na área de Segurança Pública, a nossa Guarda vai cumprir seu papel e reforçar as ações de patrulhamento nas ruas de Maceió”, complementou.
Estou no twitter: @lulavilar