A arte, cultura e gastronomia de Traipu podem ser vistas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O município ribeirinho participa da sétima edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos. Durante todo o evento, apresentações culturais acontecem no stand do município.

A manifestação da cultura popular e o turismo ecológico são os temas escolhidos para representar Traipu nesta edição da Feira. No stand do município, os visitantes podem conhecer e adquirir peças do artesanato local e degustar a típica culinária traipuense.
“A nossa ideia é incentivar bastante o turismo ecológico, afinal o Rio São Francisco, um dos mais importantes e ricos do país, margeia a nossa cidade. Além disso, na Feira dos Municípios, o visitante vê um pouco da nossa história, dos artistas da terra, enfim, conhece a cultura popular de Traipu”, explica Igor Machado, secretário municipal de Cultura.

Para a prefeita Conceição Tavares (DEM), a Feira dos Municípios é um bom espaço para divulgar o trabalho da população de Traipu. “O nosso povo tem sofrido muito nos últimos anos por causa das más gestões, mas não desanima. E um pouco dessa alegria e do trabalho dos traipuenses pode ser visto no nosso stand. É um convite para que todos conheçam ainda mais a rica cultura do nosso município”, declara.

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) visitou o stand de Traipu na quinta-feira (17). O chefe do Executivo estadual assistiu uma apresentação teatral da lavandeira às margens do Rio São Francisco e experimentou alguns itens da culinária do município. O governador ainda ganhou um exemplar do livro “Vivendo em Traipu”, de autoria de Jennerglauber Melo Torres, atual diretor da Casa de Cultura de Traipu.

A 7ª Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos é uma realização da Associação dos Municípios Alagoas (AMA) com a IBCOM. O evento foi aberto na quinta-feira (17) e segue até as 22h deste domingo (20). A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (18), o próprio secretário de Cultura se apresenta no Palco Principal, com a banda Igor e os Arteiros SA. No stand do município, acontecem apresentações de pife, uma das tradições locais. “Traipu tem grandes artistas de pife”, destaca Machado.

No sábado (19), a banda Lira Traipuense se apresenta pelos corredores do Centro de Convenções. O grupo é formado por diversos artistas de Traipu que apresentam chorinhos, baião instrumental e diversas composições da cultura traipuense. “É algo muito bonito, é uma banda já tradicional em nosso município”, comenta Machado. Já no domingo (20), as atividades voltam ao palco principal. A jovem estudante Yasmin Teixeira, 18, representa Traipu no concurso da Miss Municipal.

LIVRO

Além de conhecer o artesanato e gastronomia traipuense, o visitante ainda pode adquirir o livro “Vivendo em Traipu”, por apenas R$ 10. Na obra, Jennerglauber Melo Torres conta a história do município e apresenta um pouco da tradição e costumes locais.

“É um relato de quem vive Traipu, para somar com nossa cultura. Tem detalhes que só sabe quem conhece as ruas da cidade, quem conhece o povo”, comenta Jennerglauber. A leitura é recomendada tanto para os cidadãos traipuenses como para quem quer conhecer um pouco mais da história de um dos principais municípios alagoanos às margens o Rio São Francisco.