Claudia Leitte agora tem uma nova profissão: vendedora. A cantora percebeu que promover seus produtos licenciados é fundamental para os negócios. Até pouco tempo, participar do lançamento destes itens não fazia parte da agenda da artista.
Mas terça-feira (15), lá estava Claudia promovendo sua nova linha de sapatilhas durante a feira de calçados Couromoda, que acontece esta semana na capital paulista. A postura da cantora é uma recomendação de Marco Serralheiro, ex-Serasa Experian, e há seis meses diretor de marketing da 2T's Entretenimento, a empresa criada para cuidar de todos os negócios da artista.
Claudia também possui um perfume, em parceria com a Jequiti, e prepara-se para lançar no final do mês uma linha de esmaltes desenvolvida pela Beauty Color. Até o final do ano, a meta é ter entre oito e dez produtos assinados pela cantora.
"Estamos em fase de negociação com empresas dos segmentos de beleza, higiene pessoal e moda", afirma Serralheiro.
Com a nova ocupação, a semana da artista ganhou o agito de seus shows de axé. Às segundas e terças, ela concilia os compromissos pessoais com as ações voltadas para seus produtos. E de quarta-feira a domingo, a agenda está reservada para shows e apresentações na televisão.
Assim como acontece com grande parte dos cantores, o grosso da receita de Claudia vem dos shows.
Serralheiro tem a missão de fazer os produtos licenciados responderem por 25% do total faturado pela artista. Hoje estes itens não chegam a 5%.
Estratégia
Como todo bom vendedor, Claudia também está mostrando que acredita em seus produtos e tem feito uso frequente deles, diz o executivo. "Assim, além de ajudar na venda, ela consegue dar um retorno para os fabricantes sobre a qualidade e desempenho deles".
Todo o esforço da artista tem por trás a vontade de não ficar tão dependente dos shows. Pensando nisso, Claudia profissionalizou a 2T's no final de 2012, quando tirou os membros de sua família da direção e convidou Fabio Neves, ex-executivo da empresa de tecnologia Pitney Bowes, para o cargo de presidente.
Agora, os pais, o irmão e o marido da cantora fazem parte de uma espécie de conselho de administração e dão palpites a respeito de decisões estratégicas.
Formadora de opinião
Serralheiro explica que o público dos produtos assinados por Claudia não se resume aos fãs.
"O fã compra pelo coração, mas existe uma parcela maior de consumidores que admira o estilo de vestir e de se comportar da cantora. As pesquisas mostram que Claudia é vista como uma pessoa simpática, engraçada, bastante família e bonita", diz.
Um exemplo deste poder foi visto durante a participação da artista no programa The Voice Brasil, da rede globo. Durante os quase três meses de duração do reality show, as roupas usadas pela cantora foram responsáveis por grande parte das ligações feitas para a central de atendimento ao telespectador da Globo. Mas neste caso nenhuma das peças utilizadas levavam seu nome.