O que era para ser motivo de descontração e alegria se transformou em momentos de terror para os moradores de Fernão Velho. No domingo (13) quando acontecia a Festa do Boi, um motorista se irritou com a manifestação popular que impedia sua passagem e atirou contra a multidão matando uma pessoa e ferindo outras três. Segundo o Coronel Gilmar Batinga, comandante do Policiamento da Capital, “o organizador do evento não pediu segurança”.
Batinga falou ao CadaMinuto que “a polícia sequer foi consultada sobre o evento. Fomos apenas informados sobre a festa. Inclusive foi explicado que era preciso negociar, pois para a data sugerida não tínhamos disponibilidade de fornecer equipes de policiamento a pé, essenciais para manter a segurança. Mesmo assim o evento foi realizado”.
O policiamento no local foi feito por apenas uma viatura da polícia, “viatura esta que faz constantemente a segurança na região. A prioridade é fazer a segurança da população que paga seus impostos . É preciso que os organizadores de eventos públicos ou privados entendam que é preciso planejar a segurança junto com a polícia e não apenas comunicar”, comentou o coronel.
O caso
Ao não conseguir passar pelas ruas de Fernão Velho, quando acontecia a Festa do Boi, Josevaldo Manoel da Silva, 35, proprietário do Honda Civic de cor cinza, placa NMK-5168, disparou cerca de 20 tiros de pistola após uma briga de trânsito. Os disparos deixaram um morto e três feridos.
John Hebert da Silva Felix, 21, foi o primeiro a ser atingido, ele chegou a ser socorrido e levado ao HGE, mas acabou morrendo. Outros três feridos foram Wanderley Izídio Máximo, 28, Robson Rafael da Silva, 20, Anderson José Silva do Nascimento, 30, que estão internados no HGE.