Em concentração em período integral desde a última segunda-feira, os jogadores do Palmeiras têm recebido atenção especial da nutricionista do clube, Alessandra Favano. É ela a responsável pela alimentação dos atletas e por controlar os excessos durante as férias.

"Descanso e alimentação fazem parte do treinamento na pré-temporada. O desgaste dos atletas neste período é muito maior pelo fato de eles estarem retornando de um período maior de férias. Por isso, a atenção precisa ser redobrada, desde a primeira refeição do dia até a última", explicou a especialista palmeirense.

Segundo a nutricionista, o cardápio de cada jogador é montado de maneira individual, dependendo da fisiologia de cada um, além de um plano específico feito durante as férias.

"No começo do ano, são feitos diferentes exames clínicos, fisiológicos e de composição corporal. Eu recebo os relatórios e, de acordo com esses dados, consigo montar o meu planejamento individualizado para cada atleta. Também é feito um questionário para verificar o hábito alimentar de cada jogador", acrescentou.

"Todos eles receberam um material de como se alimentar nas férias, mas fizemos de maneira individualizada. Por exemplo, para quem viajou para fora do Brasil, de acordo com a aclimatação do país, passamos um cardápio do tipo de alimento que seria ideal eles consumirem. Para quem foi à praia, orientamos uma alimentação com mais frutas e menos gordura. E passamos um cardápio até para quem ficou em casa, aqueles que encontraram a tradicional comida da mãe", completou.

Favano ainda utilizou o exemplo de Maikon Leite para explicar a importância da alimentação do elenco. O atacante se reapresentou para a pré-temporada e no último domingo, mas teve de ser internado por causa de uma intoxicação alimentar.

"Na pré-temporada e nos hotéis das concentrações, os atletas se alimentam apenas daquilo que a nutrição passa e evitam exposições, do tipo se alimentar de lanches ou frituras. Nutricionalmente, a qualidade é infinitamente maior alimentando-se sob a recomendação dos clubes. Um exemplo claro foi o Maikon Leite, que voltou com intoxicação alimentar", encerrou.

O Palmeiras faz um jogo-treino neste domingo na Academia de Futebol contra o São Caetano. A equipe estreia no Campeonato Paulista no próximo domingo, contra o Bragantino, no Estádio do Pacaembu.