O vereador Antônio Holanda (PMDB) vem sendo o cotado - entre os pares - para assumir a liderança da bancada governista da Câmara Municipal de Maceió, que deve abrigar a grande maioria da Casa de Mário Guimarães.

O bloco deve ultrapassar os 15 edis, contando com o PMDB, PP, PSDB, Democratas, PSB dentre outros partidos que elegeram representantes. O nome de Antônio Holanda - conforme o presidente Francisco Holanda Filho (PP), o Chico Filho, que também integra o bloco de sustentação do prefeito Rui Palmeira (PSDB) - tem sido bem aceito entre os pares, devendo permanecer como indicação.

Apesar da quase definição do líder da bancada governista, ainda não há o nome do líder do prefeito (uma outra função, apesar da semelhança) no parlamento-mirim. De acordo com Chico Filho, esta será uma decisão exclusiva de Palmeira, que deverá ser tomada nos próximos dias.

Em conversa com este blogueiro, o prefeito destacou que ainda não se tem o nome, mas que ele deve ser definido - palavras do próprio Rui Palmeira - até a próxima sexta-feira, dia 11. “Estamos definindo e acredito que até o final da semana este nome deva ser apresentado”, colocou.

Nos bastidores políticos, a informação é de que o líder de Palmeira deve sair do PP ou do PSDB. O primeiro é o partido do vice-prefeito Marcelo Palmeira. O segundo é do próprio chefe do Executivo. Questionado sobre o assunto, Rui Palmeira repetiu que “nada está definido por enquanto”.

Sequer o tamanho exato da bancada está fechado. Muitos vereadores salientam que o fato de 19 membros do Legislativo-mirim terem apoiado a Mesa Diretora - que foi articulada conjuntamente com Rui Palmeira e Marcelo Palmeira - não simboliza o ingresso imediato da bancada.

A oposição mais ferrenha será do PSOL de Heloísa Helena e Guilherme Soares. Mas, ainda há nomes - como é o caso do vereador Wilson Júnior (PDT) - que se mantêm em um discurso de “independência” a espera de conversações futuras com o prefeito Rui Palmeira. Em todo caso, o chefe do Executivo deve garantir imensa maioria do parlamento-mirim sem maiores dificuldades. Quanto a isto, não há dúvidas.  

Estou no twitter: @lulavilar