O clima de posses ainda não se encerrou na nova administração da Prefeitura Municipal de Maceió. No dia de hoje, 04, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) participa de mais uma solenidade: a posse festiva de Vinícius Palmeira como presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural.

Em seu micro-blog, Palmeira - o prefeito! - ressaltou a escolha do titular da pasta: “Vinícius, produtor cultural, teve cargos no governo Federal, no Ministério da Cultura. Temos muitos projetos de ações culturais para Maceió”.

Bem, que estes projetos saiam do papel e ganhem forma; principalmente: que aconteçam de forma integrada com outras pastas como Educação, Assistência Social e Esporte e Lazer. Ou alguém ainda dúvida da importância de investimentos integrados neste setor como resgate de uma juventude e pavimentação para um futuro melhor?

Uma Fundação Municipal de Ação Cultura não pode se resumir a fazer concursos, fomentar panelinhas ou promover apenas uma ou outra festividade em épocas do ano específica como se fosse um cerimonial de luxo. Já falei dos desafios que esperam o novo superintendente da SMTT. Bem, há desafios que esperam Vinícius Palmeira também. Alargar os horizontes da Fundação Municipal de Ação Cultura de maneira criativa e e enfrentando - muitas vezes - o fato de se ter poucos recursos é um deles.

Infelizmente, muitas vezes a FMAC foi até esquecida. Ficou longe dos holofotes e parecia não ter o status de secretaria, mas tem. Que a ida de Rui Palmeira à festividade de “posse” do novo titular não seja apenas simbólica nem parte daquele momento inicial da administração quando cada pose é um flash. Assim, que ações de aspecto amplo, com foco social, resgate de memória, integradas com outras pastas estejam sendo planejadas.

Só uma dica: a FMAC em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Educação poderiam dar melhor vida ao Parque Florestal no bairro do Bebedouro. Quantas crianças não poderiam redescobrir aquele espaço, a partir de algumas iniciativas de baixo custo, mas de grande lucro para a comunidade. A ideia não é nem minha. Foi citada pela blogueira do CadaMinuto, Candice Almeida, em uma conversa entre amigos.

Estou no twitter: @lulavilar