O ano de 2012 foi marcado por mudanças e conquistas para a Educação. A virtualização das matrículas de novatos deu fim às longas filas de pais dormindo na porta das escolas. Já a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) para os servidores do administrativo, foi uma conquista há muito tempo esperada pela categoria e que deve ser analisado pela Assembleia Legislativa (ALE) em fevereiro de 2013.
Outro benefício para os servidores foi o pagamento, no final do dezembro, do rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), beneficiando sete mil educadores entre professores e monitores.
Também foi um ano de muito trabalho com reformas emergenciais em 163 escolas da rede pública estadual. Por meio de decreto do governador Teotonio Vilela Filho, unidades que antes se encontravam em situação de risco, agora oferecem conforto para os estudantes.
“O ano de 2012 foi de travessia e de mudanças, pois começamos a modificar estruturas que impediam o avanço da educação. Nosso foco é buscar melhorias contínuas para a nossa rede. Trabalhamos com princípios como eficiência, boa gestão e transparência para obter os resultados que os alagoanos almejam. Em 2013 teremos novos desafios, mas também já sentiremos os efeitos positivos destas ações”, destaca o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares.
Modernização
O ano de 2012 foi marcado por investimentos na modernização da rede. Em janeiro, pela primeira vez, a matrícula de alunos novatos da rede pública estadual em Maceió foi feita online, dando fim às longas filas de pais que madrugavam na porta das escolas para garantir a vaga dos alunos. Na ocasião, o pai ou responsável do estudante acessava o site da matrícula e escolhia três opções de escola e, posteriormente, retornava ao sistema para verificar em qual das instituições de ensino a vaga estava assegurada. Em 2013, o processo será mantido na capital e estendido para mais nove municípios.
Valorização
Com o intuito de promover a valorização dos servidores, uma comissão mista formada pela SEE e lideranças sindicais elaboraram um novo PCC para o magistério e administrativo. A iniciativa visa substituir os planos vigentes e estimular a qualificação e ascensão na carreira.
O PCCS do Administrativo, que beneficiará mais de seis mil pessoas, deverá ser votado na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2013. Já o plano do magistério será submetido a novas avaliações, de forma a beneficiar tanto os servidores ativos quanto os inativos. Enquanto o novo plano não é instituído, os profissionais do magistério receberam o pagamento de recursos (Fundeb).
Reformas
No início do ano, 163 escolas da rede foram selecionadas para serem submetidas a reformas emergenciais em virtude de graves problemas de infraestrutura encontrados em suas instalações. Entre outros reparos, as unidades receberam pintura das áreas internas e externas, recuperação de cobertas, pisos, cozinha e banheiros, revisão das redes hidráulica e elétrica, instalação de rede lógica para a área de informática e construção de rampas de acessibilidade. Ao todo, 144 unidades já tiveram suas obras concluídas.
O secretário Adriano Soares destacou a preocupação da Secretaria de Estado da Educação para oferecer espaços com mais conforto e segurança para toda a comunidade escolar. “O Governo, por meio dessas obras, pretende proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e oferecer um ambiente saudável aos alunos. Como gestor, meu sentimento é de dever cumprido”, frisa.
Ainda em 2012, foi iniciada a revitalização do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) com a implantação do videomonitoramento, realizado 24 horas por dia durante toda a semana com 178 câmeras. A obra de recuperação do Cepa contempla, dentre outras ações, a construção de quadras de esportes, centro de convenções com teatro, cinema e sala multimídia e pista de atletismo.









