Pouco falado na imprensa, o Consórcio de Intermunicipação de Gestão de Iluminação Pública (GIGIP) tem sido uma ação de sucesso envolvendo algumas administrações municipais do Estado de Alagoas, envolvendo aproximadamente 50 cidades.

Quem se encontra no comando é o Marcelo Lima (Quebrangulo). De acordo com fontes, com as posses dos prefeitos - ocorrida agora em 1º de janeiro - quem pode ficar no comando do CIGIP é o prefeito eleito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP), tendo ao seu lado a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida (PMDB).

Os votos são dados - conforme informações apuradas pelo blog com um prefeito - pelos consorciados. Há quem diga que o CIGIP tem o peso de uma pequena AMA (Associação dos Municípios Alagoas) em função do serviço que presta as cidades quando o assunto é iluminação pública, envolvendo - inclusive - consultorias técnicas.

Os municípios se juntam para resolver os problemas comuns de maneira mais fácil, com menor custo e de forma cooperada. Uma ideia pioneira, porém ainda pouco divulgada. Claro, a entidade tem seu cifrão. 

Estou no twitter: @lulavilar