O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), é cauteloso em suas declarações e extremamente sereno nos desdobramentos destas. O jeito de fazer política e a aprovação conquistada em Arapiraca o fez ser reconhecido muito mais como um nome técnico do que político. Porém, quando o assunto é política, pesa sobre ele - para o bem e para o mal! - ser um “coringa” dentro de seu partido.
O PMDB cresceu nas eleições municipais e tem grandes metas para 2014. É um partido - por exemplo - que se prepara para fazer grandes bancadas, tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Se prepara ainda para disputar o governo do Estado, com planos A, B e C, que passam pela candidatura de Renan Calheiros (o senador), Renan Filho (o deputado federal) e Luciano Barbosa (o “bom quadro” sem mandato).
Claro, o partido tem nome para colocar na disputa do Senado Federal, caso queira entrar neste imprensado. Onde estará Luciano Barbosa nessa história? Ora, em qualquer posição do xadrez. Coringa é coringa! Pode ser alçado a condição de deputado federal dentro da construção de uma bancada que envolve o projeto de reeleição de Renan Filho e ainda a candidatura do ex-prefeito Marx Beltrão. Quem sabe...
Pode ainda ser candidato ao governo em um plano alternativo, caso Renan Calheiros não seja (na verdade não queira) ser candidato, o que muitos consideram improvável. Pode ainda disputar o Senado Federal. Mas, ao bem avaliado nome do PMDB Luciano Barbosa há uma lacuna a ser preenchida: o ano de 2013. Afinal, a política do mesmo jeito que concede aplausos e aprovações, tira quando o rei entrega a coroa. Vale a reflexão: os mais realistas que o rei só se fazem presentes enquanto o rei é rei.
Barbosa é quadro do PMDB que pode ser bem utilizado. Não é apenas um coringa político, mas um coringa que pode assumir uma estatal, assumir um cargo federal de relevância, enfim. Padrinho tem para isto e mostrou o quão soldado comprometido é para as missões que são confiadas. Luciano Barbosa não é o único que avista 2013 como uma lacuna, mas é um dos poucos que pode estar vislumbrando este espaço de 365 dias de posição bem confortável.
Estou no twitter: @lulavilar