Viçosa
De forma inédita a Câmara de Vereadores viçosense será comandada agora por uma mulher. Trata-se da vereadora Micheline Fernandes, eleita pela sigla do PV, com 818 votos, ficando apenas atrás dos vereadores mais votados, Sydney Vilela (950 votos) e Afraninho (850 votos). A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá nesta terça-feira, logo após o ato de posse às 16h, dos 11 candidatos eleitos para o Legislativo e do prefeito reeleito Flauber Filho. Essa é a primeira vez que Micheline chega a ocupar um cargo público, por meio de uma eleição eleitoral; cuja façanha vem sendo atribuída, ao seu trabalho à frente da Secretaria de Esportes do município, dedicado com espírito de inovação e qualidade de serviços. Já para chegar à presidência da Câmara, Micheline ganhou a simpatia do deputado Antônio Albuquerque, que por sua influência viabilizou simplesmente para o grupo a vinda dos vereadores; Syneny, Afraninho, Roldão, Jota e Fernando Nebson. O próximo passo quem sabe; Prefeitura!
Pilar
Torcida organizada do prefeito eleito Carlos Alberto Canuto (PMDB) faz festa hoje pela manhã, logo após a celebração religiosa e a posse do candidato. Canuto chega esperançoso de revolucionar sua administração, sobretudo no calor de sua equipe, inconformada com o estado administrativo que o Pilar vem passando nesses últimos anos. Filho do saudoso industrial e ex-deputado Rubens Canuto, o prefeito que assume a partir desta terça-feira, 1º, a administração pública do Pilar para os próximos quatro anos, chega com a experiência de ter sido prefeito por duas vezes daquele município; além de um mandato de deputado federal.
Eleição da AMA e do Cigip
Depois desse período festivo, certamente só a partir da próxima semana, é que começa a pegar fogo a campanha da eleição da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos). Jorge Dantas (Pão de Açúcar), Cristiano Matheus (Marechal) Marcelo Beltrão ( Jequiá da Praia), Fabinho Aurélio (Girau) são os prefeitos que colocaram seus nomes na praça. Outra eleição que vem despertando o interesse de alguns prefeitos, é a o Cigip (Consórcio Intermunicipal de Gestão de Iluminação Pública) órgão atualmente administrado pelo então prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima. “No próximo dia 6, vamos publicar a relação na mídia dos candidatos devidamente aprovados, a fim de disputarem a presidência do Cigip” diz Marcelo Lima tido como gestor que deu uma outra dimensão inovadora à frente do Consórcio alagoano
Girau do Ponciano
Fabinho Aurélio assume a prefeitura de Girau, na missão de resgatar a administração pública, conforme prometeu em campanha. O jovem de apenas 30 anos, tem como grande parceiro de trabalho, a notável experiência do pai, José Aurélio, o Zé da Água como é conhecido. Tradição política tem de sobra para o novo prefeito. Lá em Girau, tanto o avó como seu pai já passaram pela prefeitura, ocupando a principal cadeira do Executivo.
Major Isidoro
Uma calorosa festa está sendo esperada para o transcorrer deste dia 1º na cidade sertaneja de Major Isidoro. Eleita pelo povo que clamava por uma administração ativa, sobretudo com dinamismo e uma maior participação, Santana Mariano chega na prefeitura como a bola da vez. A empresária conquistou o eleitorado majorisidorense não somente pelo discurso de palanque, mas sim pelo perfil de mulher empreendedora, que nesses últimos anos investiu firme em cidades sertanejas, garantindo emprego e renda na região. O valor de seu trabalho por sinal, já é reconhecido até internacionalmente. Recentemente recebeu um prêmio em Lima, capital do Peru, justamente pelos méritos de empreendedorismo em Alagoas.
Teotônio Vilela
Prefeito reeleito Peu Pereira recarrega a partir desta terça-feira, 1º, suas pilhas, a fim de enfrentar mais quatro anos de administração à frente da prefeitura. Considera seus trabalhos altamente positivos, onde se orgulha de dizer que o município de Teotônio tem duas histórias de administração pública; uma nesses últimos 12 anos e a outra antes. Há quatro anos, Peu Pereira teria assumido a missão do primo, o atual deputado estadual campeão de votos, Joãozinho Pereira -esse que vinha de dois mandatos seguidos na Prefeitura. “Estamos executando um projeto de transformação” confessa Peu, salientando que o primo deputado, tem sido fundamental nessa caminhada de governo.
Junqueiro
Por falar em família Pereira, outro do grupo que se reelegeu foi Fernando Pereira, prefeito de Junqueiro. Esse é irmão do deputado Joãozinho Pereira, que também contará a partir desta terça-feira, 1º, com uma irmã comandando uma prefeitura, que é Pauline Pereira, eleita em Campo Alegre. Esse time dos Pereira tem como grande reforço em Brasília, o senador Benedito de Lyra e o deputado Arthur Lyra. “Orgulhosamente posso dizer que estamos com uma prefeitura arrumadinha; mesmo apesar da crise que vem tomando conta do Brasil na questão do repasse do FPM”, diz Fernando prometendo fazer muito mais nesses próximos quatro anos.
Capela
Nesta terça-feira, 1º, a partir das 18h, prefeito eleito Eustaquinho Moreira e sua vice Verônica Melo, além dos 11 vereadores eleitos, participam de um ato religioso na Igreja Matriz da cidade. A posse de todos acontecerá em seguida no Clube Os Paladinos. “Sabemos dos sérios problemas que vamos enfrentar para colocar a administração pública nos eixos. Na verdade o desafio será grande, sobretudo pelo fato de Capela contar com uma receita bastante raquítica” diz Eustaquinho inconformado com a barreira encontrada para não fazer a transição de governo nesse período pós-eleição, imposta pelo então prefeito Adelminho.
Porto de Pedras
A jovem Camilla Farias (PSC) no embalo do prestígio do pai, Rogério Farias assume a prefeitura de Porto de Pedras, depois de uma suada disputa eleitoral, quando derrotou o prefeito Boi Lambão e outro candidato, filho do ex-prefeito Ednaldo Almeida. “Vamos fazer com transparência um trabalho voltado para o crescimento da nossa terra, sobretudo interagindo com democracia e qualidade de serviço”, diz Camilla; ela que também nesta terça-feira, 1º, participará da posse do pai, o homem que retorna a prefeitura da Barra de Santo Antônio pela terceira vez. Rogério também foi prefeito de Porto de Pedras, onde lá fez seu sucessor, o Boi Lambão. Meses depois no poder, Lambão rompeu seus compromissos com Rogério.
Satuba
Paulo Acioly (PSD) assume o comando da Prefeitura anunciando que vai atuar de corpo e alma em defesa do município, sobretudo na busca de paz e desenvolvimento. Acioly fez questão de visitar recentemente diversos órgãos públicos, objetivando diagnosticar de forma antecipada o quadro de trabalho que tem para enfrentar. Lá em Satuba, o vereador Deco (PSC) que tentava bater um recorde em Alagoas como parlamentar em ativa sobre mandatos seguidos, não conseguiu se reeleger para um sétimo mandato. Deco ficou numa 11ª colocação, com apenas 276 votos. A Câmara satubense é composta de nove vereadores.
São Miguel dos Campos
George Clemente a partir deste dia 1º, chega de sangue novo para enfrentar agora quatro anos de governo, sobretudo prometendo revolucionar São Miguel. Clemente foi reeleito sem ter provado o sabor de ter exercido um mandato integral na gestão que se passou, visto que ele assumiu a prefeitura no dia 7 de outubro de 2011, por conta do afastamento da então prefeita Rosiane Santos, acusada pelo TRE/AL de uma união estável com seu antecessor, Nivaldo Jatobá. É que Nivaldo vinha de dois mandatos seguidos. Em 2004 elegeu Rosiane, sendo reeleita em 2008. Seu afastamento como alternância de cargo, foi decretado pelo TSE. A gestão de Clemente foi de apenas 14 meses.