Após o Natal, é grande o número de pessoas que voltam as lojas para trocar as mercadorias. O maior índice de troca é entre as mulheres para presentes e produtos que foram comprados para “amigo secreto”, afirmam lojistas.
Existem prazos legais para troca de produtos duráveis e não-duráveis, de acordo com Carlos Arrais, que é assessor técnico do Procon. “O lojista não tem nenhuma obrigação de trocar o produto por diferença de tamanho, nem de cor, apenas se vier com defeito. Com exceção de alguma loja que tenha uma forma diferente de acordo com o consumidor”, disse .
Ainda de acordo com Carlos, existe prazo também para as compras feita pela internet. “Os produtos duráveis que não tenham garantia tem um prazo legal de até 90 dias para troca, os não-duráveis, ou alimentícios 30 dias e as compras pela internet apenas 7 dias”, finalizou Carlos.
De acordo com o gerente da loja Homini, Adalberto Matias, a troca pode ser feita em outros dias também. “As pessoas preferem vir nos dia 26, 27 e 28 é quando temos um maior número de peças trocadas, acredito que por conta dos amigos secretos, nesse caso as pessoas compram presentes sem conhecer tanto o gosto, quanto o tamanho da pessoa presenteada”, disse Adalberto, que afirmou ainda que a camisa pólo é a mais trocada na loja.
O índice de troca é maior entre as mulheres, segundo o gerente da loja Mercadão das Malhas, Francisco Oliveira. “As mulheres tem um gosto muito diferenciado o que dificulta na hora de presenteá-las, elas sempre vem à loja para troca a mercadoria, já os homens vem apenas para trocar o tamanho e fazem questão de manter o modelo”, contou Oliveira.
Isso também foi confirmado quando a equipe de reportagem do CadaMinuto foi a uma loja de calçados, o gerente Kaleston de Araújo, afirmou que 70% das vendas e trocas é do público feminino. “Apenas hoje no horário da manhã já vieram 10 mulheres trocar sapatos. Eles tem um prazo de 30 dias, mas preferem vir logo após o natal”.
A comerciária Lúcia Gouveia, foi uma das pessoas que trocou o presente para a neta. “Vim trocar o sapato que comprei para minha neta, quis o mais rápido possível porque ela irá viajar em breve e tenho a necessidade de entregar o presente certo. Quero trocar apenas o tamanho”.
Existe consumidor que busca o melhor produto para o ano novo. “Ganhei uma camisa no amigo secreto da empresa e não gostei da cor, por isso resolvi trocar por alguma mais clara que pudesse usar na virada de ano e resolvi vir logo para encontrar as melhores peças”, afirmou o funcionário público, Manoel Omena.