Dar presentes para alguém que goste muitas vezes é difícil e requer muito jogo de cintura na hora da escolha. Há também as pessoas que gostam de presentear todos da família sem restrição, até quem não é, apenas pela satisfação em ver a felicidade no outro.
Mas tem ainda quem deseja ser ousado e sabe do que a pessoa que vai ganhar gosta, a exemplo dos passeios de helicóptero. De acordo com Adriano Henrique, chefe de base, da empresa Avalon taxi aéreo, é muito comum as pessoas darem de presentes para quem gosta. “As pessoas geralmente presenteiam de pai para filho e namorados para as namoradas o passeio que vai de Cruz das Almas até as piscinas naturais de Pajuçara e retorna a Cruz das Almas”, disse.
O passeio que custa R$ 120 esta sendo bem requisitado no estado. “Somos a única empresa no estado que temos a autorização para o passeio de helicóptero acredito que agora no final de ano aumente ainda mais os pedidos e presentes”, contou Adriano Henrique.
Mudando a forma de presentear a servidora pública, Rejane Monteiro, sempre lembra de todos da família. “Sempre dou uma lembrancinha para meus sobrinhos, irmãos, esposas dos sobrinhos, filhos, marido, amigos do trabalho, porteiro do prédio e os funcionários da limpeza, sem contar que também dou presente para pessoas carentes”.
Para dar presentes a tantas pessoas, a servidora pública se prepara três meses antes. “Venho comprando os presentes desde setembro, quando vejo alguma loja em promoção já compro e deixo guardado, não junto dinheiro. Isso me realiza como pessoa. Não faço dívidas por causa dos presentes de natal”.
Ainda segundo Rejane, ela é quem faz as embalagens de cada presente. “Essa semana uma amiga me mostrou a relação de crianças eu escolhi um e para ele comprei um conjunto de camisa e bermuda e um sapato. Quando entregamos o presente o melhor retorno que podemos ter é a expressão de felicidade”, afirmou Rejane.
Dicas de quem entende
O que muitas vezes acaba enchendo os olhos do consumidor são as ofertas. Para a economista Ana Célia de Oliveira, existe muito apelo nesse fim de ano. “Essa é uma época que há muito apelo ao consumo e se as pessoas não se policiarem acabam gastando mais do que podem e se endividando com o 13º salário”.
Uma dica é pesquisar os diferentes preços que estão nas vitrines. “Existem muitos atrativos com o preço em conta, boas opções e barato, ou comprar apenas uma lembrancinha é alternativa. Porque as pessoas tem que lembrar dos gastos em janeiro com escola, em fevereiro tem o IPTU, além de quem possui dívidas atrasada. Lembrando também que em janeiro tem as liquidações que estão sempre em ótimos preços”, enfatizou Ana Célia de Oliveira.
Para que vende as opções são as mais variadas
O presente pode ser desde uma cesta de natal, de café da manhã até algo mais simples no valor de R$ 5, assim conta a proprietária da Presentoteca, Elaine Rafaela. “As pessoas vem comprar muito presente para amigo secreto que varia muito de acordo com o gosto do cliente, outros são empresas que desejam comprar para os funcionários para esses indicamos os mini-vinhos, mini-panetone personalizado, além de barato fica muito bonito”, contou.
Existe também os artigos que nunca saem da moda. “Artigos de decoração, de bebida – que é o nosso carro chefe, e os que agora estão saindo muito também são para Iphone, tablet e Ipod”, finalizou Elaine Rafaela.










