O Grêmio recebeu na noite desta sexta-feira a notificação da Conmebol com as punições referentes à confusão nas quartas de final da Copa Sul-Americana, após derrota para o Millonarios. Citados na súmula, o volante Léo Gago, o zagueiro Werley e o lateral esquerdo Anderson Pico pegaram três jogos de suspensão, cada. Elano, que preocupava por ter atingido o árbitro após a partida, ficou liberado. O clube ainda foi multado em US$ 10 mil.

As punições foram mais brandas do que o esperado pela diretoria gremista. A comitiva que viajou ao Paraguai por conta do sorteio, composta pelo presidente Fábio Koff, o diretor executivo Rui Costa e o técnico Vanderlei Luxemburgo, surtiu efeito. Houve uma reunião com o Comitê Executivo da entidade nesta quinta-feira.

As punições são por conta de problemas com o árbitro Carlos Vera após o apito final do duelo com o Millonarios, na Colômbia. O Grêmio reclamou muito de um pênalti marcado nos minutos finais que tirou a classificação para a semi. Os três foram citados em súmula por Vera. Pelas imagens da televisão, foi possível assistir a Elano atingindo o juiz. No entanto, a Conmebol aliviou o meia. O trio está fora de uma possível estreia na fase de grupos da competição.

Os gremistas foram notificados da punição nesta quinta, durante o sorteio. O Grêmio, que já perdeu Naldo e Gilberto Silva na defesa, ficará sem mais um defensor para a primeira fase da Libertadores, que começará a ser disputada no dia 23 de janeiro, contra a LDU, em Quito.

Atualmente, o clube está próximo do acerto com João Filipe, do São Paulo, e ainda busca mais um nome para reforçar o setor. Lugano é especulado.

Já Pico e Gago provavelmente seriam reservas. Para a lateral, o Grêmio poderá contar com Fábio Aurélio, recuperado de cirurgia no joelho direito. Além dele, há também o novo contratado, Alex Telles, 20 anos. No meio-campo, falta apenas a manutenção de Souza para que o setor fique com o mesmo formato do ano passado. Fernando, Elano e Zé Roberto seriam os outros titulares.