A Medida Provisória 579/12, que defende a redução nos custos das tarifas ligadas à energia elétrica tanto para residências como para indústrias, foi aprovada esta semana pela Câmara de Deputados, em Brasília.
Com a aprovação, a redução passará a ser aplicada no próximo mês, e resultará em uma redução real de cerca de R$ 20 bilhões nas contas de luz. Este valor corresponde a 20% do consumido atualmente.
De acordo com os parlamentares, a previsão é de que as contas de luz de casas convencionais sejam reduzidas em 16%. Já para a indústria, as despesas podem regredir em até 28%.
Segundo o deputado federal João Lyra (PSD), a economia refletirá diretamente em benefícios à população. “Com a redução, as pessoas poderão planejar melhor seu orçamento, e as empresas reorganizar os investimentos”, comentou o deputado.
De acordo com a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace), Para cada real economizado em uma conta de luz, há um impacto positivo de R$ 8,60 no Produto Interno Bruto (PIB).
A previsão do governo é de que o reflexo das reduções previstas para o custo de energia deverá resultar em um crescimento de 0,5% para o país, além de gerar 6 milhões de empregos e em uma redução de 0,5% da inflação.
postado por Dayane Laet
acesse>twitter@Bsoutomaior










