Pela primeira vez, em 50 anos, o Hospital do Açúcar realiza seu planejamento estratégico. O seminário para a apresentação do plano, que tem como tema “Garantir a Qualidade Assistencial e a Sustentabilidade Hospitalar- Fazer acontecer” e é válido para o triênio 2013-2015, acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, no auditório da Cooperativa Unicred.
O planejamento é composto por cinco etapas e teve início no mês de novembro com a realização de uma reunião com a diretoria colegiada e a presidência para a definição da missão, visão, diretrizes estratégicas, prioridades e desafios do Hospital. A iniciativa faz parte das ações para a busca do Certificado de Qualidade Hospitalar (CQH).
“A realização do planejamento estratégico junto ao CQH é uma tentativa de fazer com que o hospital trilhe um caminho diferente. Esperamos que com o planejamento, a gente consiga integrar mais a nossa equipe, que possamos trabalhar todos com um único foco para, no futuro, colhermos bons frutos”, afirmou a diretora-médica do Hospital, Marta Mesquita.
A segunda etapa foi composta pela definição dos fatores críticos para o sucesso, preenchimento do modelo de negócio, elaboração do diagnóstico e reunião com as gerências. Já a terceira etapa foi voltada para a construção das propostas de metas e iniciativas pelas gerências e coordenadores, além da identificação dos temas estratégicos.
O seminário para a apresentação do plano consiste na quarta etapa do planejamento e servirá para que a diretoria avalie e aprove as ideias colocadas pelas gerências. A quinta e última etapa acontece em janeiro, quando será elaborado o orçamento empresarial.
Hoje, a diretoria da instituição está comprometida na busca pela excelência e melhoria do atendimento, é o que garante a gerente de gestão e desenvolvimento de pessoas, Ana Claudia Costa. “A necessidade de fazer um planejamento surgiu porque precisávamos dar um norte à instituição. O plano é distribuído em várias etapas, pois necessitamos criar uma base para então aumentar o nível de qualidade e assim alcançar a excelência e o nosso grande objetivo, que é ser reconhecido como um serviço de referência no Estado em relação à assistência Hospitalar”, frisou.
“O Hospital nunca tinha vivenciado um momento semelhante. Esse é um planejamento estratégico onde houve o envolvimento de todos. Há uma interação entre o grupo e todos estão focados e acreditando em uma perspectiva melhor para o Hospital. O planejamento foi feito de forma sucinta e objetiva, considerando a realidade da instituição para que possamos colocá-lo em prática”, explicou Fernando Costa, gerente administrativo.
Segundo o facilitador da empresa GPE- Gestão de Pessoas e Planejamento estratégico, Ronaldo Aldo Novaes, a expectativa em torno do processo é promissora. “A expectativa é de que haja uma evolução na gestão com foco em resultados e que haja também uma garantia da sustentabilidade do Hospital. O planejamento impõe uma disciplina na busca por resultados, além de responsabilizar os líderes em relação à sua equipe, para que todos foquem nas metas e garantam a conformidade dos processos”, destacou.