Durante a solenidade de implantação do vídeomonitoramento na capital alagoana, o secretário de Defesa Social, Dário César, rebateu as duras críticas feitas pelo senador Fernando Collor à segurança pública do estado. Sem citar nomes, Dário afirmou que muitas pessoas tiveram oportunidade de ser governador e até presidente do País, mas que acabaram não fazendo nada. 

“Ao contrário do que dizem por ai, eu gosto de trabalhar e moro em Alagoas. Não estou aqui a passeio, nem durmo em outro estado”, completou Dário. Segundo o secretário, após 12 anos os índices de violência começam a apresentar uma redução significativa no estado. “Isso é o fruto de um trabalho”, enfatizou.

No mês passado, durante uma entrevista a um rádio local, Collor disse que o estado vive o clima de guerra civil e pediu uma postura mais “dura” do governador Teotônio Vilela. Sobre a Secretaria de Defesa Social, o senador afirmou que a pasta deveria ser administrada por pessoas competentes. 

“Chega de blá, blá, blá. Vamos dar um basta nessa violência. As pessoas saem às ruas e não sabem se retornam para suas casas. Os criminosos invadiram todas as áreas. Não há mais bairros nobres ou periferia. Basta andar por Alagoas é observar o resultado dos seis anos da gestão do senhor governador. As providências dele não estão dando certo. É preciso colocar pessoas realmente capacitadas à frente dessas pastas”, afirmou Collor, à época da entrevista. 

O vídeomonitoramento 

Com um investimento de R$ 9,5 milhões, os bairros de Maceió serão monitorados por câmeras instaladas em pontos estratégicos para garantir a segurança da população. Na primeira etapa do projeto serão instaladas 25 câmeras na Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde, Jaraguá e Centro.

Os equipamentos têm tecnologia Full HD, com capacidade de giro de 360°. No total, serão 95 câmeras instaladas até a segunda quinzena de fevereiro nos bairros de Vergel do Lago, Benedito Bentes e Jacintinho, e em outras áreas com índice altos de violência.