A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) apresentou, nesta terça-feira (18), o Balanço Energético do Estado de Alagoas (BEAL) de 2012 – ano base 2011. Este ano, Alagoas foi o segundo estado do Brasil a entregar os dados sobre o seu perfil energético, ficando atrás apenas de São Paulo.

“A importância da energia como insumo fundamental no processo de desenvolvimento econômico justifica a preocupação da Seplande em transformar a atividade de elaboração dos balanços energéticos estaduais numa rotina permanente”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Ele explicou que Alagoas não elaborava o seu balanço energético desde 1985. “Estávamos paralisados no tempo. Com a atual gestão de Governo, desde 2008, entregamos o nosso balanço dentro do prazo, algo que nem todos os Estados realizam”, completou.

O secretário destacou que a elaboração desse documento precisa ser contínua e permanente, pois é uma importante contribuição para a formulação das diretrizes políticas na área energética estadual, sendo indispensável para consolidar a estratégia de desenvolvimento do atual governo, que é focado na redução da pobreza e na melhoria das condições de vida do povo alagoano.

A Publicação - O balanço, feito pela secretaria adjunta de Energia e Recursos Minerais da Seplande, registra as principais informações estatísticas da área energética estadual referente ao período de 2002 a 2011 e aponta, anualmente, o panorama energético estadual em relação aos dados nacionais; a produção, oferta interna e consumo de energia; a oferta e demanda de energia por fonte e o consumo de energia por setor.

 “Este documento é uma publicação da condição energética do Estado, ou seja, tudo o que Alagoas produz, consome, importa e exporta em termos de energia. Não só a elétrica, mas a lenha, o álcool, o petróleo, entre outras”, explicou o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco. De acordo com o secretário adjunto, o desafio é que em 2013 seja lançada uma projeção da matriz energética para os próximos 15 anos.

Com a publicação desse balanço, a Seplande disponibiliza importantes informações sobre a matriz energética estadual para a sociedade alagoana como um todo, especialmente para aqueles que desejam investir no desenvolvimento do Estado.

O balanço energético pode ser visualizado no site oficial da Seplande (www.seplande.al.gov.br).