Após três semanas e 12 armas recolhidas no Jacintinho, o Ônibus do Desarmamento segue para novo endereço e com uma nova proposta. Iniciando a campanha “Natal de Paz, Natal sem Armas”, em parceria com a arquidiocese de Maceió, o ônibus ficará estacionado ao lado do presépio, no Mirante de São Gonçalo a partir das 16h deste domingo (16), quando acontece o início da Novena de Natal e bênção do presépio, até o dia 30 de dezembro.
A ideia de a população entregar suas armas no presépio foi do próprio arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, durante reunião sobre a participação da Igreja na divulgação do Ônibus do Desarmamento, na campanha liderada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).
“A Igreja Católica defende e prega a paz, e a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] sempre trabalhou nesse sentido de apoiar as campanhas de desarmamento. Acreditamos que haja sucesso na campanha, para que possamos ajudar a diminuir o contexto de violência no Estado”, disse dom Antônio.
A campanha “Natal de Paz, Natal sem Armas” contará com a divulgação da campanha do desarmamento nas igrejas da Arquidiocese de Maceió, alertando para o perigo que armas em casa representam, como apontou D. Antônio, fazendo referência aos inúmeros casos de acidentes envolvendo crianças e adolescentes que encontram armas em casa.
“Será uma maior visibilidade à mensagem e ao ônibus, por ser o presépio um lugar para onde as pessoas convergem. Eu espero que haja sucesso na campanha, que as pessoas atentem que uma arma em casa é mais um perigo que uma proteção”, defendeu o arcebispo.
O secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, acredita que a parceria com a Igreja vai ajudar a espalhar a consciência do desarmamento. “A voz da Igreja chega às pessoas com mais força, consegue envolvê-las mais que a voz do Estado. E fazendo uma alusão até ao próprio presépio, quando os Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus, o Príncipe da Paz. Nesse mesmo local, os cidadãos vão também poder dar sua contribuição na construção da paz em Alagoas”.
Para entregar uma arma de fogo no Ônibus do Desarmamento, o cidadão precisa apenas da guia de trânsito para transporte da arma – retirada no site da campanha (http://www.entreguesuaarma.gov.br/desarmamento/) ou no próprio ônibus. Ele não precisa se identificar ou dar informações sobre a origem da arma, o que facilita a devolução de armas sem registro.
Cada arma entregue rende uma indenização entre R$ 150 e R$ 450, de acordo com o tipo e calibre da arma. A ordem de pagamento é feita na hora da entrega da arma e o dinheiro é liberado em até 24 horas.