O prefeito eleito de Maceió e deputado federal Rui Palmeira (PSDB) será diplomado como chefe do Executivo da capital alagoana no próximo dia 19 de dezembro, em uma solenidade que ocorreu no auditório do Tribuna de Justiça de Alagoas, às 19 horas.
Ao lado de Palmeira e seu vice, o atual edil Marcelo Palmeira, os 21 vereadores eleitos, conforme definição do juiz da 1ª Zona Eleitoral da Capital, Erick Costa de Oliveira Filho.
É o primeiro passo para a nova gestão da Prefeitura Municipal de Maceió que promete um perfil mais técnico em relação a pastas estratégicas, além da construção de projetos que criem sinergia entre as pastas. Dará certo? Bem, é torcer para isto, afinal todos estamos na mesma nau.
Quanto ao parlamento, já é sabido que a troca de nomes não representa necessariamente novidades. Como já é possível observar, Rui Palmeira começará seu governo com maioria na Casa de Mário Guimarães. Até os edis que estiveram - nas eleições - em chapa oposta, hoje fazem parte da bancada governista: mudaram de concepção ou aderiram ao prático e inevitável fisiologismo? A resposta vem com o futuro quando a Câmara se comportar de maneira independente ou subserviente.
Feita a diplomação, o próximo passo dos eleitos é tomar posse dos cargos no dia 1º de janeiro. No caso de Rui Palmeira, a composição efetiva do grupo que comandará - junto com ele - os destinos de Maceió. Em relação aos vereadores, Heloísa Helena (PSOL) presidirá a Câmara no primeiro dia e fará chamada para o processo da eleição da Mesa Diretora, que deve conduzir Francisco Holanda Filho (PP) para a cadeira que hoje é ocupada por Galba Novaes (PRB).
Estou no twitter: @lulavilar