As autoridades portuguesas entregaram na quinta-feira(13) à Polícia Federal (PF) 14 detentos brasileiros condenados em Portugal para que acabem de cumprir as penas no País, informou a Polícia Judiciária (PJ) portuguesa. Essa foi a primeira transferência de um número tão elevado de presos feita de uma só vez a partir do país europeu e que a mesma se realizou a pedido dos detentos, que invocaram uma Convenção da ONU referente a questões humanitárias em casos penitenciários.
As mesmas fontes assinalaram que os presos cumprem penas por ter incorrido em vários delitos, entre eles o de homicídio, tráfico de drogas, assalto e roubo, e anteciparam que no começo do próximo ano poderá ser feita outra operação semelhante de transferência. Os reclusos embarcaram no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, em uma aeronave da força aérea brasileira para posteriormente ser recolocados em prisões próximas a seus lugares de origem.
Na maioria destes casos de transferência, o réu solicita o pedido de transferência para seu país quando já cumpriu metade da pena que lhe foi imposta. A operação aconteceu com a participação de policiais e militares de Portugal e Brasil e foi coordenada pelos gabinetes nacionais da Interpol dos dois países.