Com as diplomações de vereadores (novos e reeleitos) já acontecendo no interior do Estado de Alagoas, quem tem dado o ar da graça nestes eventos são os membros da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL), incluindo o atual presidente Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas) e o vereador por Palmeira dos Índios, França Júnior (PSDB), que integra o grupo, mas se apresenta como uma candidatura dissidente à presidência da entidade.

França Júnior e Hugo Wanderley - que é candidato à reeleição - transitam basicamente nos mesmos grupos na busca pela consolidação de suas candidaturas. Por esta razão, apesar dos dois se manterem candidatos até o presente momento, ninguém - nos bastidores políticos - descarta uma possível aliança com França Júnior na cabeça e Hugo Wanderley como vice, ou vice-versa, sendo Hugo Wanderley - obviamente - o candidato à presidente.

A busca por votos e apoios - nos próximos dias - pode definir o quadro. O grupo pode ainda voltar a se unir para impedir que uma terceira via - liderada por Zé Luiz (PSC/Olho d’àgua das Flores) ou Valério Passos (PP/Viçosa) - chegue ao comando da entidade com o apoio do senador Benedito de Lira (PP). Sem contar que a frente unida teria o indiscutível apoio do senador Renan Calheiros (PMDB), que diz não pedir votos, mas pede sim: para Hugo Wanderley.

Nas chapas em construção - no cenário que se encontra hoje - França Júnior poderia ter como vice o vereador por Maceió, Eduardo Canuto (PV), que tem sido um entusiasta da candidatura do tucano de Palmeira dos Índios. No grupo de Hugo Wanderley - segundo bastidores - que almeja a cadeira de vice é o também tucano - e também de Palmeira dos Índios - Julio César.

As diplomações serão termômetros interessantes para os próximos passos. Por isto, a atenção da comitiva da UVEAL. Aguardar! Semanas serão decisivas para a eleição que se avizinha em janeiro.

Estou no twitter: @lulavilar