A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação das Ações de Alimentação e Nutrição da Coordenação do Programa de Atenção à Saúde da Criança, promoveu, na semana passada, uma Oficina de Implantação do Protocolo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
Destinado a profissionais de saúde integrantes da atenção básica e da média complexidade ambulatorial, o evento ocorreu no auditório da SMS e teve como principal objetivo sistematizar, por meio de protocolos, a avaliação do estado nutricional do usuário do SUS que busca atendimento na rede básica de saúde, a fim de organizar e facilitar o trabalho dos profissionais da área.
De acordo com a coordenadora das Ações de Alimentação e Nutrição, Silvânia Dias, a detecção precoce de situações de risco nutricional e a prescrição de ações que possibilitem prevenir agravos à saúde serão realizadas com eficiência diante da disponibilidade precisa dos dados fornecidos pelo Sisvan, o que proporcionará a possibilidade de reversão ao quadro de normalidade daquele usuário quando possível.
“É o momento fundamental para conseguirmos trabalhar de forma sistemática as ações de saúde e nutrição da população do município de forma que possamos coletar dados fidedignos que alimentam o sistema em discussão para, a partir daí, podermos definir as providências que deverão ser tomadas para minimizar os diagnósticos encontrados”, pontuou a coordenadora.
Silvânia alertou, ainda, a respeito da importância das ações de vigilância alimentar e nutricional realizadas com esses usuários serem incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde no que se refere à avaliação e ao monitoramento da situação alimentar e nutricional, para que o protocolo apresentado seja implementado e institucionalizado gradativamente.
Durante a reunião foram disponibilizadas cartilhas apresentando todo o protocolo em questão para complementar as informações discorridas durante a ação.