O celular é mais popular que a internet entre as empresas brasileiras, indica pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os telefones móveis também ganham dos computadores.
Entre as entrevistadas na "Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas 2010", 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da Internet e 2,3 milhões (83,3%), de telefone celular para trabalho.
Segundo o IBGE, a disseminação da telefonia móvel e sua possibilidade de uso para voz, dados e imagens "têm repercussões importantes para o setor empresarial, uma vez que possibilitam que muitas decisões sejam comunicadas e tarefas sejam executadas fora do espaço físico da empresa e do horário de trabalho". O instituto acrescenta que 83,3% das empresas utilizaram celular corporativo e/ou da própria pessoa para fins de trabalho. Nas empresas de menor porte, o uso de celular pessoal foi predominante: 52,4% das microempresas o utilizaram, enquanto 40,3% delas usaram celular corporativo.
De acordo com o IBGE, a proporção de empresas que usaram computadores e Internet crescem à medida que aumenta o porte.
Entre as microempresas, com até nove pessoas trabalhando), 78,0% usou computador, enquanto no porte subsequente (empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas) a taxa com de uso desse equipamento foi de 94,1%. O mesmo comportamento se mantém com relação ao uso da Internet, ou seja, 73,7% das microempresas a utilizaram, ao passo que nas empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas esta proporção foi de 91,5%.
Nas empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas observa-se a universalidade do uso de computador e da Internet, portanto, concentra-se nas microempresas o potencial para que haja aumento do uso das TIC, principalmente, nos segmentos da indústria e do comércio.
Entre aquelas que não usaram computador (454,6 mil), 96,2% eram microempresas, e, entre as que não usaram Internet (537 mil), 95,3% também pertencia a este segmento.
Segundo técnicos do IBGE, o uso das novas TIC ainda não alcançou a totalidade das empresas brasileiras. Entre as pesquisadas, 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da Internet e 2,3 milhões (83,3%), de telefone celular para trabalho. Foram 2,7 milhões de empresas participantes.
A pesquisa inédita realizada pelo IBGE, com resultados para o ano de 2010, incluiu empresas de todos os tamanhos, agrupando-as segundo o total de pessoal ocupado em: empresas com 1 a 9 pessoas ocupadas, que são as numericamente mais representativas no País; com 10 a 19 pessoas ocupadas; com 20 a 49 pessoas ocupadas; com 50 a 499 pessoas ocupadas; e com 500 ou mais pessoas ocupadas.