0 prefeito eleito do Pilar, Carlos Alberto Canuto(PMDB) e o seu vice Acacio Serafim serão amanhã(14) às 9 horas, na Câmara Municipal do município diplomados pelo juiz Carlos Bruno Ramos de Oliveira, encerrando assim a polêmica de que ele não seria diplomado.

Também, estarão sendo diplomados os nove vereadores eleitos.

Para o advogado de defesa de Canuto, Marcelo Brabo adiantou ao blog Bernardino, que o trâmite no TCU foi absolutamente normal e que não interfere na diplomação.

Segundo ele, os ministros do TCU não acolheram os nossos embargos. A defesa irá aguardar a publicação do acórdão , e depois , devemos entrar com um recurso de reconsideração", comentou Brabo.

Os ministros que com­põem a 1ª Câmara do Tribunal de Con­tas da União se reuniram, e por unanimidade, rejei­taram os embargados de declaração impetrados pela defesa do prefeito eleito de Pilar, Carlos Alberto Ca­nuto (PMDB).

Em tese, as suas contas estariam irreg­ulares. Nada que o impeça de assumir seu mandato.A problemática da ne­gativa no TCU promoveu boatos na cidade, indicando que Canuto supostamente não seria diplomado, e por tabela, exercer o mandato de prefeito que lhe foi confe­rido.

De acordo com o advoga­do, a medida jurídica pode­ria ter sido julgada ainda no período anterior às eleições, o que não aconteceu. Brabo disse ainda que a decisão dos ministros pode interferir no futuro político de Carlos Al­berto Canuto, abrindo nesse contexto, possibilidade de o prefeito eleito de Pilar ficar inelegível.

“O Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Su­perior Eleitoral decidiram que Carlos Alberto Canuto preenche todos os requisitos para disputar uma eleição. Ou seja: ele está elegível. Quando os ministros opta­ram pela rejeição do em­bargo, a decisão pode abrir precedentes para a inele­gibilidade no futuro, e não agora”, destacou o advogado.

O fato

Em uma fiscalização do TCU, a gestão de Canuto, no ano 1999, foi acusada de aplicar irregularmente os recursos repassados pelo Programa Nacional de Ali­mentação Escolar.

Em 2012, o Tribunal Re­gional Eleitoral do Estado considerou Canuto elegível.

acesse>twitter>@Bsoutomaior