O vereador Théo Fortes (PTdoB) - que é o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), que se encontra em tramitação na Câmara Municipal de Maceió - lamentou a ausência de vereadores e da população nas discussões sobre as políticas públicas a serem incorporadas na peça orçamentária por meio de emendas.

De acordo com Fortes, mesmo com a publicação de peças publicitárias na imprensa que convocavam a população para o debate, a audiência pública - que ocorreu no dia de ontem, 10 - foi praticamente esvaziada.

“Aquilo que no dia a dia aparece como uma queixa da população, que é a cobrança pelo trabalhador dos vereadores não se viu ontem. Pouquíssimos participantes. É lamentável, mas ao mesmo tempo foi possível uma discussão gratificante com quem lá estava”, salientou.

Os edis presentes: o próprio Théo Fortes e a psolista Heloísa Helena. De acordo com o relator do orçamento apenas alguns justificaram, como o presidente Galba Novaes (PRB). “Mesmo sem a presença, nós realizamos o trabalho, fizemos a audiência e com propostas, com elementos enriquecedores, como ocorreu com o representante da Associação do Bom Parto”, complementa.

Conforme o vereador Théo Fortes, os edis terão até o dia 19 de dezembro para apresentarem as suas emendas. Ainda deve ocorrer mais uma sessão pública no dia 27 de dezembro e logo em seguida a votação vai ocorrer em um Parlamento na Praça. Ou seja, vai demorar para os vereadores terem recesso.

Estou no twitter: @lulavilar