O futuro secretário de Planejamento do município de Maceió, Manoel Messias, pode ser um dos nomes “chave” da gestão do futuro prefeito Rui Palmeira (PSDB), conforme algumas informações de bastidores.

De acordo com informações colhidas pelo blog, há o objetivo de se trabalhar uma sinergia entre as principais secretarias, com metas, direcionamentos e acompanhamentos que podem ficar a cargo do Planejamento. Um dos nomes - até o presente momento - que passou batido na primeira lista divulgada por Rui Palmeira: Manoel Messias.

O futuro secretário Manoel Messias é pessoa de confiança do secretário estadual de Infraestrutura, Marco Fireman. Mas, conforme bastidores políticos, Fireman - um dos nomes de peso do tucanato - apenas endossou a escolha. Manoel Messias teria sido um nome escolhido pelo próprio Rui Palmeira.

Messias traz a experiência recente do trabalho realizado no DER/AL já na gestão tucana do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Tudo indica que o futuro secretário de Planejamento estará em um time de “linha de frente”, ao lado de Ana Dayse (Educação), João Marcelo (Saúde), Renata Fonseca (Finanças) e Jaelson Gomes (Administração).

Passa pelo Planejamento - por exemplo - pensar as diretrizes orçamentárias e a composição da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, viabilizando a aplicação dos recursos públicos. Uma tarefa que ganha uma nova dimensão com o orçamento impositivo que foi aprovado pela Câmara Municipal de Maceió.

Estou no twitter: @lulavilar