O Tribunal de Contas da União reprovou as contas do ex-deputado federal Carlos Alberto Canuto (PMDB), eleito no último pleito prefeito do município do Pilar, interior de Alagoas. A decisão do TCU irá culminar com a impossibilidade do político em assumir o cargo de Executivo da cidade, no dia 1º de janeiro de 2013.
O recurso, impetrado por adversários políticos de Canuto na corte federeal, teve como relator o ministro Walton Alencar Rodrigues, que juntamente com os integrantes da 1ª Câmara decidiram por unanimidade rejeitar as contas.
No parecer, os ministros disseram: ‘VISTOS, relatados e discutidos os embargos de declaração opostos por Carlos Alberto Moreira de Mendonça Canuto contra o Acórdão 358/2012 – TCU- 1ª Câmara; ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da Primeira Câmara, ante as razões expostas pelo Relator, e com fundamento no art. 34 da Lei nº 8.443/92 c/c o art. 287 do Regimento Interno, em conhecer dos embargos de declaração para, no mérito, rejeitá-los; e encaminhar cópia desta deliberação ao embargante”.
O CadaMinuto tentou contato com Canuto mas até o momento não obteve êxito.