O tablet Nexus 7, do Google, será lançado no Brasil em 2013, “em breve” disse o brasileiro Hugo Barra, vice-presidente global de Android, ao G1. O tablet não acompanhou a oferta de livros digitais e filmes na Google Play brasileira, anunciada nesta quinta-feira (6) conforme a empresa gostaria.

“A gente gostaria de ter lançado o Nexus antes do Natal, mas isso leva tempo porque é preciso adaptar o produto ao mercado brasileiro, homologá-lo. Não é fácil certamente por conta também da parte tributária, mas vamos fazer isso ano que vem e espera que seja em breve”, disse Barra, que foi promovido a vice-presidente da divisão Android, na sede do Google, na Califórnia (EUA), há cerca de um mês.

O executivo não detalhou se o Google pretende trazer ao Brasil tanto o Nexus 7, fabricado pela Asustek, como o modelo mais recente, com tela de 10 polegadas, produzido pela Samsung.

O Brasil é o 11º país a vender e-books e vídeos do Google. Segundo Barra, o processo de negociação com dezenas de editoras locais foi trabalhoso, “mas não houve dificuldade”.

Além do acervo de títulos pagos em português – superior aos 13 mil títulos anunciados hoje pela Amazon brasileira – Barra ressalta a oferta de obras gratuitas, de domínio público, que já faziam parte do acervo do Google e foram adaptadas à Google Play. “É um acervo de domínio público que vai de Shakespeare a Machado de Assis, que já faz parte de um trabalho de digitalização de livros do Google. Com a loja no Brasil conseguimos trazer esse milhões de livros à Google Play”, conta.

Ampliar o acervo da Google Play brasileira é outra meta do Google para 2013. “Faltam músicas, revistas e seriados de TV. Ainda não temos uma data específica em 2013, mas esperamos poder lançar o mais rápido possível”, concluiu Barra.

Embora o processo seja mais prático para smartphones e tablets com Android, os livros e filmes vendidos na Google Play e no YouTube, podem ser adquiridos em outros equipamentos e sistemas operacionais, via navegador. Por questões de direito autoral, somente usuários Android podem comprar e baixar filmes para assistir off-line nos dispositivos compatíveis. O restante deve ser acessado on-line via streaming.

Nesta quinta-feira, a Amazon também iniciou sua operação local com a oferta de 13 mil livros digitais e da versão mais básica do leitor Kindle, por R$ 300. Do ponto de vista do Google, o anúncio quase simultâneo de dois grandes rivais no segmento “foi apenas coincidência”. “Claro que o Natal está chegando e a gente queria lançar isso antes do Natal o que é totalmente compreensível comercialmente”, observa.