O deputado federal e prefeito eleito Rui Palmeira (PSDB) tem demonstrado preocupação extremada com três áreas específicas: Educação, Saúde e Trânsito. Tudo indica que serão tratadas com “carinho” pelo chefe do Executivo municipal. Que assim seja. Que não seja apenas discurso.
Palmeira - como mostra o CadaMinuto - falou sobre a questão da Zona Azul e disse que o atual prefeito Cícero Almeida (PSD) acertou na suspensão da licitação, mas - evidentemente! - sabe que o trânsito vai além disso. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte precisa de maior independência para atuar, além de mais eficiência e eficácia para avançar em soluções para um grave problema da capital alagoana.
Rui Palmeira fala da necessidade de alterar a postura dos agentes de trânsito. Educar ou invés de punir dando brechas para uma indústria de multas parece ser a ordem. “Não é que eles não devem multar, mas ficar escondido multando não é a função deles”, salientou o tucano, em recente entrevista.
O prefeito do PSDB também fala de melhor preparar a cidade para sua vocação natural: o Turismo. É importante, mas Maceió pode ir além disto e encontrar de vez o trilho do desenvolvimento. E para isto, investimentos urgentes - parcerias existem para isto - em Educação e Saúde.
Nestas duas pastas - já com titulares anunciados - estão imensos desafios. Não basta a construção de um hospital e outras obras físicas. É claro que são essenciais, mas há uma série de fatores a serem pensados, como por exemplo, ampliação de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), uma gestão séria na Educação, sem proselitismos ou ideologias baratas e por aí vai.
Muitas destas mudanças passam por não lotear a máquina ao sabor das alianças de agora e das futuras, que ocorrem em nome da tal governabilidade. Rui Palmeira fala que tem analisado caso a caso todos os indicados e, ainda que apontado por aliados, tem sido levado em conta o currículo e o quanto pode contribuir. Bem, que assim seja feito de fato. Maceió quem agradece.
No mais, olhar crítico voltado à administração do novo prefeito. Cobranças devem ser feitas, mas de forma responsável.
Estou no twitter: @lulavilar