O mercado financeiro dominou o topo do ranking das marcas brasileiras mais valiosas em 2012, divulgado nesta quinta-feira (6) pela consultoria Interbrand. O Itaú permaneceu na liderança, com valor de marca estimado em R$ 22,2 bilhões – apesar da queda de 8% em relação ao ano anterior.

Bradesco e Banco do Brasil ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições no ranking, com R$ 15 bilhões e R$ 12,3 bilhões. Terceira marca mais valiosa do país em 2011, a Petrobras perdeu uma posição, com R$ 10,7 bilhões. Já a Skol manteve o quinto lugar, com sua marca avaliada em R$ 8,5 bilhões.

“Essas marcas representam 71, 8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo”, aponta a Interbrand. “Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 [quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões]”.

A marca que mais se valorizou em relação a 2011, segundo o levantamento, foi a Hering, que subiu 6 posições no ranking, para o 18º lugar, estimada em R$ 389 milhões – 86% acima do ano anterior. As Casas Bahia tiveram o segundo maior crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.

O levantamento leva em conta os resultados financeiros dos produtos e serviços vinculados à marca, a influência da mesma no processo de escolha do cliente e sua capacidade de garantir a demanda e ganhos ao longo do tempo.