O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou nesta quarta-feira, 5, que, em breve, estará funcionando em Alagoas a TV do Senado Federal em sinal aberto. A nova emissora funcionará em convênio com a TV Câmara e os ajustes finais estão sendo feitos para concretizar o funcionamento da TV.

A TV Senado iniciou suas operações – através do cabo – em 1996 e, de lá para cá, vem se expandindo rapidamente. A partir de 2006, em sinal aberto de UHF, a TV Senado começou a transmitir para as principais capitais do País e hoje já está em Brasília, João Pessoa, Fortaleza, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro (zona oeste), Cuiabá e Salvador.

Desde de 2002 a TV Senado também começou a operar a transmissão digital aberta e gratuita em Brasília. Agora, em julho de 2011 foi aprovado o ato que autorizou a parceria da TV Senado com outras entidades publicas em regime de compartilhamento do canal e responsabilidades de instalação e custeio das estações.

“A chegada da TV Senado em nosso estado é um importante passo na democratização da informação. Nela o cidadão tem a oportunidade de acompanhar tudo que se passa no Senado com a maioria das transmissões sendo feitas ao vivo, ou seja, sem cortes ou edições”, comemorou o Senador Renan.

Estaleiro Eisa

Renan também anunciou que devolverá para análise o Projeto de Lei que cria novos cargos no Ibama assim que o Instituto concluir a nova análise de instalação do estaleiro Eisa no município de Coruripe em Alagoas.