A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) realizou, no último dia 30, a quinta e última assembleia do ano na cidade de Bonito (MS). A secretária municipal de Promoção de Turismo, Claudia Pessôa, e a adjunta, Cláudia Paiva, participaram do evento, no qual foi apresentado o Plano de Marketing, a atualização do Programa de Regionalização do Turismo e a criação de uma secretaria executiva permanente.

Desenvolvido desde setembro deste ano, pela empresa Prisma Consultoria e Marketing, o Plano de Marketing traça as diretrizes da associação para os próximos dois anos, com objetivo de unificar as ações da associação. O plano prevê promover políticas que contribuam para o desenvolvimento do turismo nos municípios associados, com iniciativas voltadas para a melhoria dos padrões de qualidade e competitividade. Ao mesmo tempo, estimula tendências, gerando estudos e informações sobre o turismo para fomentar o crescimento dos associados e da atividade no Brasil.

Para a presidente da Anseditur, Ivane Fávero, a criação do Plano de Marketing é um grande passo. "Nossas ações se tornam melhor planejadas e com embasamento”, disse a presidente. Ela acrescentou que o Plano de Marketing, assim como o Plano Estratégico - desenvolvido em julho - é base para a consolidação e promoção da associação. "Temos um grande desafio pela frente", complementa. Criado em 2004, o programa de regionalização tem como objetivo categorizar as regiões turísticas do Brasil com base em suas necessidades, visando maior eficiência no apoio à estruturação, gestão e promoção por parte do Ministério do Turismo com os destinos turísticos. A Anseditur ofereceu apoio no diagnóstico, pela proximidade que tem com os municípios, facilitando o recolhimento de informações.

No debate sobre regionalização, a discussão foi enriquecida com a participação do coordenador geral de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur), Jun Yamamoto.