Dezenas de pessoas participaram na sexta-feira (30) da ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids 2012, que tem como tema “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá a uma unidade de saúde e faça o teste de Aids”. A ação aconteceu no calçadão do comércio do Centro de Maceió, onde ficou instalado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A atividade foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids, ONG/Aids, Cidadãs Posithivas, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Consultório na Rua, Escola de Redutores de Danos, Sesc Alagoas, Aliança Comercial, Semed, Ufal, Senac, Mercadão do Tecidos, Lojas Imperador e Polícia Militar.
Durante a ação, técnicos do Programa realizaram testes rápidos de diagnósticos para HIV, sífilis, hepatite B e C e HTLV junto à população. O evento também contou com a exposição de uma colcha de retalhos com frases escritas por pessoas que vivem com HIV/Aids, apresentações culturais do coral da terceira idade do Sesc, oficina de dispensadores para preservativos e cortes de cabelo. Os usuários também receberam aconselhamentos e preservativos masculinos e femininos.
A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, agradeceu o envolvimento e aceitação da população em participar das ações. “Precisamos unir esforços para combater e prevenir os casos de Aids e o uso da camisinha é essencial nesse processo”, disse.
Desde o início de novembro, as unidades realizam testes e aconselhamentos, além de palestras e orientações sobre a doença. A coordenadora do Programa em Maceió informou que as ações foram desenvolvidas durante este mês nas unidades Dr. Jorge Nasser (Ipioca), USF Denisson Menezes (Tabuleiro), US João Paulo II (Jacintinho), US Jose Tenório (Serraria), US Hamilton Falcão (Benedito Bentes), US Aliomar Lins (Benedito Bentes), US Djalma Loureiro (Clima Bom), US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), USF São José (Canaã) e USF Edvaldo Silva (Fernão Velho).