O vereador e vice-prefeito eleito Marcelo Palmeira (PP) foi o nome escolhido pelo senador Benedito de Lira (PP) para tentar articular uma frente na disputa pela União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL). Uma terceira via.

Por esta razão, Benedito de Lira já enviou cartas aos vereadores explicando - o que segundo ele é um mal-entendido - a história de sua assinatura para a tramitação da PEC 35/2012, que versa sobre a redução dos salários dos vereadores nos municípios com menos de 50 mil habitantes. Lira confirmou que vota contra a PEC.

Marcelo Palmeira confirmou que o senador pensa em articular uma frente de partidos para montar a chapa. “Ainda estamos no início. O senador vai se envolver no processo”, frisou. De acordo com Palmeira, serão procurados edis de vários partidos, dentre os quais PSC, PSDB, PPS, dentre outros.

O vice-prefeito eleito destaca ainda que já houve diálogos iniciais. “Ainda não há nomes, mas há vereadores com os quais queremos conversar como Zé Luiz (PSC/Olho D’água das Flores) e Valério Passos (PP/Viçosa)”.

Marcelo Palmeira ainda lembrou da força do PP, ressaltando os que foram eleitos em todo o Estado, especialmente em Maceió: Chico Holanda (PP) e Fátima Santiago (PP), por exemplo. “Queremos envolvê-los no processo”. Ou seja, existe de fato a possibilidade de uma terceira via na disputa da UVEAL.

Por enquanto, são candidatos o atual presidente Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas) e França Júnior (PSDB/Palmeira dos Índios). Ambos fazem parte do mesmo grupo, que se encontra rachado. Do grupo de Hugo Wanderley, Marcelo Palmeira salientou que há o interesse do diálogo com o grupo de França Júnior. Lira - conforme bastidores - só não senta na mesma mesa que o peemedebista que comanda a entidade.

França Júnior - entretanto - segue com companha independente. Diálogo só com amigos de casas legislativas, mantendo-se - inclusive - em uma boa relação com Hugo Wanderley, que tem o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB). 

Estou no twitter: @lulavilar