Apresentar atividades baseadas nas práticas de cooperação entre as equipes, incentivando o livro e a leitura com foco na cultura do cooperativismo. Esse foi o objetivo da 1ª Gincana Cultural do Cooperativismo, que aconteceu no dia 27 de novembro.
O dia iniciou com o desfile das equipes pelas ruas do município de Coruripe, logo após, as atividades tiveram continuidade no prédio do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup). A Gincana fez parte das ações do projeto “O Amanhã de Pindorama”, que tem como propósito a valorização do ser humano, o reforço dos princípios, virtudes e valores cooperativistas, além de buscar a solidariedade e o compromisso com a sociedade.
No final da tarde, houve a entrega dos resultados e as premiações. Os participantes foram julgados por professores, mestres e doutores em língua portuguesa. O destaque da programação ficou com o concurso de redação que teve como tema “Sou o Amanhã de Pindorama”. Quem levou o primeiro lugar foi o aluno Weydson Henrique da Silva Ferreira, já o segundo foi para Everlânia Alves dos Santos.
A programação contou ainda com várias atividades, entre elas entrevistas com os membros da Cooperativa Pindorama, produção de propagandas com produtos e projetos da instituição e houve até uma dramatização sobre os valores do cooperativismo, além dearrecadação de livros de literatura e latas vazias para reciclagem e organização de barracas com alimentos da agricultura familiar. Os alunos também recitaram poemas voltados para o cooperativismo, elaboraram cartões postais, dando dicas de roteiros turísticos do local, bem como tarefas recreativas voltadas para o esporte cooperativista.
A Gincana foi realizada pelo Cetrup, com o apoio do Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (NIEP), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/AL), escolas municipais e estaduais de Coruripe e da Secretaria Municipal de Educação de Coruripe.
Negócios