Desde a última segunda-feira (26) está em cartaz em Maceió a 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A atividade vem sendo apresentada em todas as capitais brasileiras e é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Cinemateca Brasileira, e patrocínio da Petrobras. Este ano, 37 filmes estarão sendo exibidos gratuitamente até o próximo sábado (1º).

Em Maceió, o evento conta com o apoio direto da Prefeitura e vem sendo realizado no Cine Misa - Museu da Imagem e do Som de Alagoas na Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá. Nesta quinta-feira (29), estarão em cartaz os filmes: Extremos, À Margem da Imagem, Santo Forte, Batismo de Sangue, Justiça e Último Chá, em sessões durante a tarde e começo da noite.

Com o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 dezembro de 1948, a mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos, finalizados a partir de 2010 e que em seu enredo contemplem temas relacionados aos direitos humanos, tais como: direitos de pessoas com deficiência, população negra, população LGBT/enfrentamento da homofobia, combate à tortura, dentre vários outros.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul traz a oportunidade de promover em diferentes cidades um debate acerca das diversas temáticas que envolvem as questões dos direitos humanos, além de possibilitar espaços para que realizadores de cinema divulguem seus trabalhos.