A Eletrobras Distribuição Alagoas participa até amanhã, 28, do evento organizado pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor - Procon, que visa o atendimento aos consumidores inadimplentes com as faturas de energia elétrica ou que possuem alguma irregularidade em relação à medição do consumo. A ação faz parte da campanha ‘de nome limpo’, que está sendo realizada na sede do próprio órgão, no Centro de Maceió, das 8h às 16h.
Por meio da campanha, os consumidores têm a oportunidade de fazer uma negociação e, se possível, excluir o nome dos órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC e Serasa. “Aqui no evento, as formas de pagamento serão facilitadas. O valor de entrada do acordo reduziu de 40% para 20%, do valor total da dívida e o parcelamento poderá chegar até 24 vezes”, explicou Glauco Medeiros, do Processo de Fiscalização da Eletrobras.
Para efetuar o acordo, o consumidor deverá ter em mãos documento de identificação, com foto e CPF. Após a negociação, o pagamento poderá ser feito nas Casas Lotéricas, nas Agências da Caixa Econômica Federal (valores de até R$ 1.000,00) e nos Agentes Arrecadadores credenciados.
A Eletrobras orienta que, para evitar inclusão do nome na Serasa, o cliente solicite ao banco o cadastro no débito automático, o que também evitaria encargos decorrentes de atrasos e cortes do fornecimento. Outra recomendação é para aqueles consumidores que vendem ou alugam o imóvel e não fazem a troca da titularidade para o nome do novo proprietário ou inquilino.
“É importante que a troca da titularidade seja feita, pois de acordo com a Resolução 414, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em casos de débitos na conta de luz, o responsável pela dívida é o titular da conta”, informou o assistente da diretoria Comercial, Almir Pereira. A mudança de titularidade pode ser realizada em um dos postos de atendimento da Eletrobras.
No evento, os consumidores também recebem orientações sobre orçamento doméstico. “Queríamos tratar a questão da inadimplência de uma forma diferenciada, somente fazer acordos não bastaria, portanto todos os órgãos, empresas e lojistas que estão participando do evento, passaram por um processo de orientação com relação à educação financeira. Desta forma, podem orientar sobre como proceder, por exemplo, com o 13º salário”, esclareceu o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha.