Fernando Alonso perdeu o Mundial de Pilotos da Fórmula 1 em 2012 para o alemão Sebastian Vettel, mas foi considerado como um "campeão" pela imprensa de seu país. Os jornais espanhóis elogiaram o desempenho do representante da Ferrari não só no Grande Prêmio do Brasil, disputado neste domingo no Circuito de Interlagos, mas em toda a temporada.

Segundo colocado em São Paulo, Alonso encerrou a classificação do ano com 278 pontos, contra 281 de Vettel, dono do sexto lugar na prova. "Um campeão a três pontos da gesta", publica nesta segunda-feira a capa do jornal esportivo Marca, de Madri, em referência ao piloto espanhol.

"Orgulhosos de Alonso", é a manchete do concorrente As, que ainda completa, em sua primeira página, sobre o GP do Brasil: "acariciou o título durante três voltas e acabou segundo".

Nos diários esportivos de Barcelona, a Fórmula 1 também foi destaque no Sport, que titula em sua capa: "Alonso roçou o milagre". Dando mais espaço ao vencedor do Mundial de Pilotos, o Mundo Deportivo publica: "tricampeão Vettel".

"Alonso, às portas do milagre", escreve, por sua vez, o jornal generalista El Mundo, que ainda publica uma coluna de opinião do piloto espanhol Jaime Alguersuari, ex-Toro Rosso, que aponta o compatriota e a Red Bull como "os números 1" da temporada. O concorrente El País usa a manchete "Vettel leva um corridão" e publica a própria opinião do piloto da Ferrari depois da etapa brasileira. Ele disse: "este foi o meu melhor ano".