O Exército libanês prendeu, na sexta-feira, cinco cidadãos sírios com explosivos e munição na cidade de Nabatiyeh, informaram neste sábado as Forças Armadas libanesas em comunicado.
"No marco das medidas de segurança aplicadas pelas unidades militares no território libanês, uma patrulha deteve cinco suspeitos sírios em uma área de Nabatiyeh, com explosivos e morteiros que levam inscrições em língua hebraica, além de um detonador", ressalta a nota.

Ontem à noite, a Agência Nacional de Notícias informou que o exército deteve no bairro de Maslak cinco pessoas que preparavam a detonação de bombas durante o nono dia da comemoração religiosa xiita de Ashura, que dura dez dias.

Além disso, a agência, que não determinou a nacionalidade dos cinco detidos, afirmou que os suspeitos estavam sendo interrogados.

Durante a Ashura, é lembrado o martírio do imame Hussein, neto do profeta Maomé, por negar-se a se submeter ao domínio dos omíadas, cujas tropas o decapitaram junto a seus seguidores na batalha de Karbala, no ano 680 d.C. EFE