Em uma reunião realizada na sexta-feira (23), no Ministério Público Estadual (MPE), foram discutidas diversas estratégias de segurança para a partida entre ASA x CRB, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, que será realizada na tarde deste sábado (24) no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
O encontro teve início às 11h e contou com a presença do Promotor Saulo Ventura, representando o Ministério Público Estadual; Tenente Coronel Wellington Bittencourt, comandante do 3°BPM; Capitão Anaximandro, Subcomandante do 3°BPM; José Santos Oliveira, Presidente do ASA; Severino Lúcio, superintendente da SMTT; Josenildo Souza, responsável pela administração do Estádio Municipal e representantes das torcidas organizadas Mancha Negra, Faceasa, Império Alvinegro, Comando Alvirubro e CRB Chopp.
O comandante do 3°BPM, tenente coronel Wellington Bittencourt, destacou a preocupação com a segurança dos torcedores e pediu que as torcidas se conscientizassem e evitassem conflitos.Cerca de 260 policiais militares estarão fazendo a segurança do evento. Além deste efetivo, alguns policiais estarão à paisana observando os torcedores mais exaltados e que venham a trazer problemas antes, durante ou depois da partida.
Como de costume, o acesso dos torcedores visitantes será pelo setor sul, os portões localizados à retaguarda do estádio. Já as autoridades, convidados especiais e demais credenciados terão acesso pelo portão das cadeiras superiores, popularmente conhecido como portão do “Lau”.
As principais ruas de acesso ao estádio serão interditadas para que não haja imprevistos envolvendo automóveis, como também para evitar outros incidentes. Dezessete agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) de Arapiraca estarão bloqueando ruas e orientando os torcedores.
Para todas as torcidas ficou proibido o uso de qualquer tipo de sinalização, a exemplo de fogos de artifício. Já para a Mancha Negra e Comando Alvirubro, há restrições exclusivas: os integrantes não poderão levar bandeiras, faixas, camisas que identifiquem a torcida e instrumentos musicais.
O José Santos Oliveira, Presidente do ASA, informou que diversas câmeras estarão disponíveis no campo e direcionadas para as torcidas dos dois times. Após o jogo, as imagens serão encaminhadas ao Promotor Saulo Ventura para, se for o caso, responsabilizar a quem de direito. O representante do Ministério Público destacou também a responsabilidade pessoal dos membros das torcidas e sobre as penalidades com base no Estatuto do Torcedor.
O subcomandante do 3°BPM, capitão Anaximandro Tenório informou que faltando aproximadamente 30 minutos para o término do jogo, por medida de segurança, o a Polícia Militar definirá qual torcida sairá primeiro.
Representando o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, Josenildo Sousa cientificou que no dia do jogo a responsabilidade do estádio passa a ser da Agremiação Sportiva Arapiraquense. O mesmo destacou sua preocupação com a capacidade do estádio e sobre a preservação do patrimônio público.
Por fim, todos os presentes na reunião assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e o Promotor Saulo Ventura solicitou que qualquer anormalidade durante o evento fosse informada ao Ministério Público.