O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e o diretor no Brasil da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Jésus Molina, fizeram uma avaliação positiva da parceria entre as duas instituições em prol das cadeias produtivas do leite e da ovinocaprinocultura.

Eles participaram de uma reunião do Comitê Gestor do Convênio, na sede da Seagri, na última quarta-feira (20), acompanhados por técnicos das duas entidades, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que são parceiros da iniciativa.

O objetivo do convênio firmado entre Seagri e AECID é melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes dedicadas ao setor agropecuário, com aumento do valor agregado dos produtos e capacitação dos técnicos. Por meio da iniciativa, também estão sendo realizados um diagnóstico e prognóstico técnico-participativos para as cadeias produtivas e uma pesquisa censitária.

Entre as atividades em andamento, estão uma missão espanhola para a cadeia do leite e apoio para instalação da Estação de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias Rurais do Sertão Alagoano.

“Essa estação será um polo de difusão de tecnologia para o semiárido de Alagoas. Entendemos que, sem acesso a tecnologia, a inovação, o agricultor tem seu desenvolvimento limitado. Uma das ações, por exemplo, a orientar os produtores na produção de forragens para os longos períodos de estiagem”, comentou o secretário José Marinho Júnior.

Durante a reunião com gestores da AECID, o secretário e o superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Luciano Barros, destacaram o papel do Programa Alagoas Mais Ovinos. “Os resultados do programa já estão trazendo benefícios aos agricultores, que multiplicaram seu rebanho, estão melhorando a qualidade genética dos animais e melhorando de vida”, ressaltou o superintendente.