O cancelamento da viagem das equipes alagoanas aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) realmente pegou de surpresa os atletas e treinadores. O secretário-adjunto do Esporte, Jorge Sexto disse que o estado não possuía verba para enviar a delegação composta por 150 atletas à cidade de Cuiabá, onde acontecem os jogos.
Mostrando indignação diante do fato, o vereador Eduardo Canuto, que é esportista, comentou ao CadaMinuto que “o estado tinha que pagar apenas as passagens aéreas. O translado, alimentação e todo o suporte às delegações é feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)”.
Segundo Canuto as equipes se enfrentam em competições regionais e estaduais. “O evento acontece anualmente então é muito estranho que uma secretaria já não tenha se preparado para dar o suporte financeiro para os jogos. Esse é o tipo de evento que tem que estar no planejamento financeiro da pasta”.
“As federações e instituições ligadas ao esporte deveriam se posicionar, pois o estado com essa ausência sofre penalidades e todas as equipes caem automaticamente para a terceira divisão, o que é lamentável”, afirmou o vereador.
Canuto lembra ainda que o esporte é uma das formas mais eficazes de combater a violência. “Com as práticas esportivas os jovens tem experiência no campo da educação, segurança, uma vez que promove a inclusão social e saúde. Tudo isso é uma forma barata de garantir um futuro melhor para muitos jovens”, reforçou Eduardo Canuto.
O Brasil será referência no esporte nos próximos dez anos. Seremos sede das olimpíadas, da copa do mundo de futebol, dos X Games e de muitos eventos ligados ao esporte. “Alagoas será uma das cidades sede a dar suporte à copa e não conseguimos levar 150 atletas a participar de um evento esportivo onde os futuros talentos são revelados”, desabafou Canuto.