Cerca de 1200 líderes sindicais de todo o mundo se reunirão no 29º Congresso Mundial da Federação Sindical Internacional de Serviços Públicos – ISP, a ser realizada em Durban, África do Sul, no período de 27 a 30 Novembro de 2012. Sob o slogan “No interesse do povo”, membros da ISP irão estabelecer políticas e planos de ação sobre as questões-chave da defesa dos direitos sindicais e da promoção dos serviços públicos para o bem comum. No dia 24/11 haverá uma reunião internacional do Comitê Mundial de Mulheres e no dia 25/11 reunião do Comitê Executivo Regional Interamericano – IAMREC.

A presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas e presidenta da CUT/AL Amélia Fernandes Costa, representará Alagoas no evento, com patrocínio da ISP/Brasil, como membro da direção da Federação Nacional dos Urbanitários, da qual é filiada. No período do seu afastamento, assumirá o Secretário Geral dos Urbanitários de Alagoas Nestor Powell e o Secretário Geral da CUT/AL Samuel Santos, respectivamente.

A ISP, que representa 20 milhões de trabalhadores/as em todo o mundo, está empenhada em promover serviços públicos de qualidade, apoiado por uma política fiscal justa, que servem como base para uma sociedade justa e durável. Além disso, enfatiza a necessidade de investir em serviços públicos de qualidade e infra-estrutura, para garantir uma resposta eficaz aos desastres, como que afetou o Japão, Austrália e Haiti nos últimos anos.

Os valores, a política e as ações da Internacional de Serviços Públicos são baseadas em uma visão de mundo das sociedades democráticas, em que os serviços públicos de qualidade promovem e protegem os direitos humanos e liberdades fundamentais, permitindo o florescimento de solidariedade, equidade e prosperidade. O programa de ação proposto pela ISP para os próximos cinco anos concentra-se em esforços para erradicar a desigualdade, a injustiça social e os desequilíbrios sociais agravados pelo capitalismo, a corrupção e a especulação financeira.