Para manter a qualidade e ampliar os serviços do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Maceió, o senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) receba mais investimentos do Governo Federal. Em seu pronunciamento o senador elogiou o trabalho desempenhado pela CBTU, seus dirigentes e funcionários para atender com qualidade aos alagoanos.

“É muito importante que recursos orçamentários sejam garantidos à empresa, para a expansão e melhoria dos sistemas. Com os investimentos já recebidos, a CBTU demonstrou a sua capacidade em cumprir sua função social com dedicação, comprometimento e excelência nos serviços prestados”, destacou o senador.

O VLT foi inaugurado em outubro de 2011 com 15 estações ao longo de 32 quilômetros para atender três municípios: Maceió, Satuba e Rio Largo. De janeiro a outubro de 2012, o VLT já transportou 1,23 milhão de passageiros.

Já existem projetos para a ampliação das linhas. O PAC da Mobilidade Urbana destinou R$ 133 milhões para que o empreendimento chegue ao Jardim Petrópolis. Também existe uma proposta para levar o VLT até o aeroporto, mas ainda sem recursos garantidos.

Além da pontualidade e do conforto dos usuários, Benedito de Lira ressaltou o preço passagem como diferencial do VLT de Maceió. Para ele, apenas o serviço público consegue atender à população com dignidade ao custo de R$ 0,50 por passagem.

Benedito de Lira também questionou os rumores sobre a privatização da CBTU. “Apelo para que o Governo Federal não se deixe seduzir por esse autêntico canto de sereia, que seguramente não atende aos interesses da população. Sabemos que os sistemas ferroviários urbanos são praticamente incompatíveis com a operação privada, principalmente porque o investimento é muito alto e a margem de lucro pequena ou inexistente”, explicou.

O senador acredita que, em caso de privatização, haverá reajuste de tarifas e comprometimento da qualidade do serviço. “No que diz respeito a essa questão, não há o que discutir: entre o lucro fácil de alguma empresa operadora e os interesses da população carente, fiquemos com os interesses da população carente que merece transporte de qualidade. É uma incongruência pensar em mobilidade urbana sem aproveitar a experiência da CBTU no transporte ferroviário”, completou.