A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vai inaugurar este mês um jardim sensorial com uma área aproximada de 2.900 metros quadrados, no Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. Será mais uma atração para o local, que é muito visitado por estudantes, pesquisadores e pelo público em geral.

O jardim sensorial é importante para todos os tipos de público, uma vez que estimula e valoriza os órgãos do sentido e a percepção do mundo vegetal. A visão é estimulada através de tamanho, formas e exuberância das cores diferentes; desenvolve e ativa a memória olfativa que ajuda a acalmar e despertar lembranças propiciando uma viagem no tempo e põe em ação um conjunto de diferentes estímulos além de desfrutar de benévolo aroma; a textura agradável ou desagradável é percebida pelo tato com o estimulo direto com as plantas; e o paladar faz identificar sabores, gosto de algumas ervas.

Os benefícios do jardim sensorial são muitos. Tem efeito relaxante, é um bom lugar para fugir do estresse e propicia uma viagem prazerosa. Para os deficientes visuais este tipo de jardim oferece um contato mais próximo e seguro com a natureza. É bom também para os educadores na estimulação dos sentidos e até aclamar crianças com dificuldade de aprendizado. O idoso, com sua perda natural de mobilidade e diminuição dos sentidos, também são beneficiados. É importante como fonte de estímulo e repouso para pessoas com demência.