Os consumidores de todo o Brasil estão a postos para o Black Friday. A partir da 0h desta quinta-feira(22) até a 0h do sábado (24) consumidores de todo o Brasil se preparam para 24 horas de compras com super promoções. A maior parte das compras são efetuadas em mais de 300 lojas virtuais, ou seja, pela internet incluindo grandes varejistas participam da mega promoção. Os descontos anunciados por algumas redes chegam até 90%.

A expectativa de lojistas é superar a marca dos R$100 milhões negociados em 2011. Mas para que a aventura de compras não vire um pesadelo o superintendente da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon/AL), Rodrigo Cunha sugere que as pessoas que pretendem efetuar compras verifiquem antecipadamente os preços dos produtos. “Algumas lojas costumam aumentar os preços e praticar falsos descontos com o intuito de ludibriar o consumidor”, afirmou Cunha.

“É difícil não comprar por impulso. Mas é preciso estar atento e conferir a segurança dos sites e verificar prazos de entrega. Também é recomendável guardar toda a transação eletrônica, ou seja gravar os arquivos da negociação para que não ocorram transtornos e fique assegurada a entrega do produto com as especificações solicitadas na hora da compra”, reforçou Rodrigo Cunha.

A recomendação para todos os que pretendem começar a fazer as compras de Natal é pesquisar e tem tranquilidade para efetuar compras seguras evitando surpresas desagradáveis na chegada dos produtos.

Entre as lojas que já confirmaram a participação estão Saraiva, Americanas, Carrefour, Extra, Casas Bahia, TAM, Groupon, Dell, Apple, entre outras.

Sobre o Black Friday

O Black Friday acontece na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças e é uma espécie de dia da pechincha. A moda veio dos Estados Unidos e pegou muito bem. No ano passado mais de 200 mil pedidos foram feitos já para este ano o comércio estima que mais de 300 mil.