A executiva estadual do PSDB em Alagoas reúne prefeitos (as), vice-prefeitos (a) e vereadores eleitos em todo o Estado, além de seus filiados, para fazer uma avaliação do que foi o desempenho do partido nas eleições de outubro passado, quando os tucanos confirmaram o favoritismo nas urnas e somaram mais de 430 mil votos, contra 185 mil do segundo colocado.
O PSDB também garantiu a eleição de 19 prefeitos (eram 13), entre eles quatro prefeitas, eram três, oito vices, fez 90 vereadores (eram 72), entre eles 14 vereadoras, e dos dez candidatos que disputaram à reeleição, apenas um não conseguiu se reeleger, além de quase 30 mil votos de legenda (45), que é mais do que o dobro do segundo colocado, que teve pouco mais de 12 mil votos.
O governador Teotonio Vilela Filho, presidente de honra do partido no Estado, estará presente e comandará o encontro. O evento está marcado as 12hs30m, na casa de Festas Extase, na rua Belo Horizonte, Farol.
Foram convidados ainda os 36 candidatos e candidatas que disputaram a eleição e que contribuíram para que o partido tivesse essa performance. Um resultado que consagrou o PSDB e mostrou a garra e força tucana, principalmente com a eleição do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que venceu no primeiro turno com 57,41% dos votos. Uma conquista histórica, já que a disputa na capital costuma ser acirrada.
No Brasil, o PSDB também teve lugar de destaque, passando de 9 para 15 os prefeitos em 11 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas 4 capitais: Maceió, Belém, Manaus e Teresina.
Na manhã desta quarta-feira, 28, durante entrevista ao Programa Cidadania , de França Moura, na rádio Jovem Pan, o presidente estadual do PSDB, Claudionor Araújo, destacou o avanço do partido e disse que os tucanos em Alagoas "cresceram o bico", referindo-se à expressiva votação nas eleições municipais.
Segundo ele, "o PSDB cresceu muito nessa eleição aqui em Alagoas. Foi o partido que mais obteve votos nas urnas, ou seja, o que obteve maior aprovação entre os partidos que disputaram as eleições em Alagoas", afirmou, ao ressaltar: "Evidentemente que isso tem um peso do governador Teotonio Vilela Filho, que é o líder maior dos tucanos em Alagoas. Então, o PSDB se saiu absolutamente vitorioso; teve uma quantidade de votos que é impressionante em relação aos demais partidos".
Com dados em mãos, Claudionor mostrou o mapa de Alagoas, "onde nós elegemos 19 prefeitos e tivemos o total de votos entre os prefeitos que se elegeram e os que concorreram, de 434 mil; o segundo partido mais votado nas eleições teve 185 mil. O crescimento foi grande.
Claudionor Araújo destacou ainda que "na capital, pela primeira vez, o PSDB conseguiu eleger o seu prefeito na capital, Rui Palmeira, esse jovem dinâmico, inteligente e ético, trouxe essa vitória maravilhosa para o PSDB".
Questão social
O presidente do PSDB falou ainda sobre a responsabilidade que terá Rui em administrar Maceió. Quando questionado sobre se haverá dificuldade em substituir o prefeito Cícero Almeida (PP), que deixa o cargo em janeiro, e das comparações entre as administrações, que normalmente ocorrem, Claudionor admitiu que as comparações são normais.
"Agora, creio que Rui haverá de fazer uma diferença, sim. Sei que o prefeito Cícero Almeida foi um bom administrador, sobretudo na área de construção civil, digamos assim. Ele abriu algumas vias, para tentar melhorar o trânsito de Maceió, construiu outras obras, enfim, calçou muitas ruas, mas há um outro lado da questão e é aí onde entra certamente a competência da equipe comandada pelo prefeito Rui Palmeira", afirmou.
Claudionor Araújo disse que um dos grandes diferenciais de Rui será a preocupação com o social, com as pessoas. "Uma das principais propostas de campanha de Rui, é que em Maceió se cuide das pessoas, de gente. Então, nesse aspecto, além de dar continuidade a esse trabalho que vinha sendo feito na área física, digamos assim, de construção, agora Rui Palmeira terá a responsabilidade e é um compromisso dele, não só para o partido, mas sobretudo com a população de Maceió, de trabalhar para as pessoas, a começar pela saúde pública.
Ele vai fazer as duas coisas: continuar o que está sendo feito e cuidar do outro lado, também. Porque quando ele cuida das pessoas, ele está cuidando naturalmente da mobilidade urbana, do transporte".
Claudionor fez questão de dizer que Rui fará todo o esforço para garantir uma Maceió cada vez melhor. "Tenha absoluta certeza, que Rui Palmeira, com sua inteligência, com a equipe que ele está montanda, dará um show de administração na capital.
Continuando esse trabalho de obras importante e necessárias, no entanto olhando as pessoas, porque entende que não é só construir uma via num local onde não se vai ter praticamente nenhuma utilidade.
É construir para facilitar a mobilidade das pessoas, o trânsito de Maceió que está um caos. E ao mesmo tempo cuidar da vida das pessoas, das crianças na escola, escola com tempo integral, postos de saúde, hospital-maternidade, hospital-geral de Maceió. Quer dizer, esse lado que é fundamental para uma grande administração. As obras físicas vão continuar, mas sobretudo a questão das obras sociais, do conjunto de obras que vão certamente beneficiar toda população de Maceió".
acesse>twitter>@Bsoutomaior