Com o objetivo de aumentar o número de escolas do município, a Prefeitura de Maceió vai construir 13 novas creches, com unidades construídas, principalmente, em bairros mais afastados, como Benedito Bentes, Riacho Doce e Guaxuma. Os avisos de licitação para execução das obras foram publicados no Diário Oficial do Município e as ofertas foram apresentadas nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

Segundo a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição, o aumento deve ampliar o atendimento de crianças em pelo menos 18%. “Hoje, temos cerca de três mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital e o governo federal tem um planejamento para aumentar ano a ano”, explica. “Esse índice pode até aumentar, mas vai depender da necessidade da comunidade e decisão da gestão da escola”.

Para cada escola entrar em funcionamento, são necessários pelo menos 35 profissionais. Esse é o impacto que deve ser analisado pela gestão, levando em consideração questões como salários, estrutura e até mesmo, a possibilidade de realização de concurso público. “Há uma demanda real e concreta, que precisa ser atendida até o ano de 2020, conforme planejamento do governo federal, através do programa Cidade Educar”, declara Josefa Conceição.

O governo federal disponibilizou 59 centros de educação. Dentro desse número, o município conseguiu 24 terrenos, dos quais serão licitados 13 no início de novembro. O processo ocorrerá durante três dias por se tratar de lotes grandes e com especificidades próprias para cada construtora. As novas creches serão construídas em alvenaria, numa área de, no mínimo, 2.400 metros quadrados.