O ministro em exercício do MME (Ministério de Minas e Energia), Márcio Zimmermann, disse nesta terça-feira (20) que o País implantou “todos os instrumentos para evitar” apagões como os ocorridos no governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002).— O Brasil implantou sistemas de planejamento e monitoramento que implicam reduzir aqueles riscos e eliminar a experiência ruim que o Brasil teve em 2001 e 2002. Todos os instrumentos foram feitos para evitar isso.
Segundo Zimmermann, o governo tem buscado melhoria contínua nos serviços para proteger o sistema elétrico de apagões e evitar novos registros.
— O governo reconhece a robustez do nosso sistema, mas, por outro lado, não aceitamos esse nível de desligamentos.
Zimmermann reconheceu que os acidentes ocorridos nas subestações de Foz do Iguaçu (PR), Brasília Sul e Samambaia (DF) e Colinas (TO), acenderam uma “luz vermelha” no governo. Nesse sentido, foi criado um grupo para investigar as ocorrências e redefinir melhorias no sistema de proteção.
— Problemas de equipamento ocorrem, mas quando você começa a ter uma sequência de problemas de proteção, tem uma luz vermelha bem clara.
O titular interino da pasta foi convocado pela CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura) em conjunto com a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para esclarecer a ocorrência de apagões em diversas regiões do País.